Notícias



Projeto sobre animais abandonados deve ser retirado




Após reunião, nesta terça-feira (9), entre representantes da Vigilância Sanitária, vereadores, ONGs e amantes dos animais, o projeto de lei nº 175/2014, de autoria do prefeito Fernando Galvão Moura, deverá ser retirado para novos debates e adequações.
 
O anúncio foi feito pela líder do Governo na Câmara, vereadora Sebastiana Camargo (DEM), que ao lado dos vereadores Luiz Carlos de Freitas (PT) e Paulo Bola (PTB) e de assessores de Dr. Tiago (PC do B), Chanel (SDD) e Fernando Piffer (PSDB), participou da reunião agendada pelo vereador Nasser José Delgado Abdallah (PV), no plenário da Câmara.
 
O projeto de lei revoga o parágrafo único do Artigo 50 do Código Sanitário Municipal, que diz  que “os animais não mais desejados serão encaminhados ao Órgão Sanitário responsável”. O projeto foi bastante criticado na reunião, que contou com a participação do coordenador da Vigilância Sanitária de Bebedouro, Nivaldo Oléa, e do procurador jurídico da Prefeitura, Telmo Vidal.
 
Nasser avaliou o resultado da reunião como bastante positivo, pois permitiu que todos os profissionais envolvidos com a causa animal se manifestassem antes que o projeto fosse para votação na Câmara. Na semana passada, o vereador impediu sua votação após apresentar pedido de vistas à proposta.
 
A exemplo da vereadora Sebastiana Camargo e de Paulo Bola, Nasser também pediu pressa na composição do Conselho Municipal de Proteção dos Animais, cuja lei foi aprovada no ano passado, e que permitirá um maior envolvimento da sociedade nestas decisões.
 
Para Freitas, mesmo que houvesse a aprovação do projeto do prefeito, a medida não eximiria a Prefeitura de suas responsabilidades quanto ao acolhimento de animais abandonados. Na sua opinião, é preciso adequar a proposta. “O projeto não pode ir a votação da forma como está”, avaliou o petista.
 
Cerca de 40 pessoas participaram da reunião. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Nivaldo Oléa, a proposta consiste na exclusão de um ponto do Código Sanitário Municipal que contraria as leis estadual e federal.
Ele frisou que o projeto corrige uma injustiça ao proibir, na prática, o abandono de animais por seus donos.
 
“Não concordo que uma pessoa que tem um animal há 20, 30 anos, chegue na minha porta e fale ´tó, o animal agora é seu` sem mais nem menos”, disse o coordenador. Ele qualificou o abandono e a perda de interesse pelo animal de posse irresponsável. O projeto recebeu muitas críticas durante a reunião. 
 


Publicado em: 10 de dezembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Trabalhador do Ano - Confira fotos da solenidade de premiação

Premiados   Trabalhador do Ano GCM Aparecido Miranda Junior   Honra ao Mérito   Antonio Nakasato Antônio Tescarolo Filho Arthur Francisco dos Santos Fernandes Gouvêa Benedit...



Diretor anuncia possíveis mudanças no trânsito durante obras de viaduto na Av. Raul Furquim

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Bebedouro, advogado Rogério Valverde, abriu seu pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (28), celebrando o início o...



Títulos de Trabalhador do Ano e Honra ao Mérito serão entregues nesta quarta-feira

A Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene nesta quarta-feira (30), a partir das 19h, para a entrega do título de Trabalhador do Ano 2025 ao guarda civil municipal Aparecido Miranda Juni...



Definidos os membros da CPI do Saaeb

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurará eventuais irregularidades no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) foi definida na sessão legislativa desta segunda-feira (28)...



Pauta: Câmara forma hoje CPI para apurar denúncia de fraudes no Saaeb

Após representação protocolada pelos munícipes Adenilson Luiz Dalmazo, Luiz Fabiano Leme Machado, Raquel Aparecida Kobal Silva, André Ricardo Dias e Daniela Francisco Garbi Pulze, os vereadores de...



GCM Aparecido Miranda Júnior é eleito o Trabalhador do Ano 2025

Acaba de ser eleito o Trabalhador do Ano 2025: trata-se do guarda civil municipal Aparecido Miranda Júnior. Ele recebeu 15 indicações ao título e seu nome foi o escolhido por uma comissão formada p...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!