O presidente da Defesa Civil de Bebedouro, Márcio José Martins, participou – durante dois dias, na semana passada, de um treinamento no Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru sobre interpretações e utilização correta dos dados gerados pelos radares e boletins elaborados pelos meteorologistas do instituto.
O IPMet oferece treinamento gratuito para usuários da iniciativa privada cadastrados no IPMet e também para órgãos públicos como Defesas Civis, segmentos da Polícia e outros órgãos públicos.
Márcio Martins passou 16 horas no Laboratório Didático do próprio IPMet, aperfeiçoando seus conhecimentos. As despesas com transporte, alimentação e hospedagem foram pagas com recursos do próprio presidente da Defesa Civil.
No primeiro dia foi abordada a meteorologia pura, e, no dia seguinte os produtos oferecidos no site http://www.ipmet.unesp.br. O treinamento permitirá que seja medida a velocidade do vento antes das chuvas, divulgados os locais onde elas cairão e volume, alertando as Defesas Civis de Bebedouro e da região.
“Qualquer pessoa pode ser um observador no http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=&abre=ipmet_html/granizo/texto_granizo.html notificando possíveis chuvas fortes e granizo”, comenta o presidente. As fotos do curso podem ser conferidas em http://www.ipmet.unesp.br/album-2013/#.
Em breve, o curso será oferecido para os demais integrantes da Defesa Civil de Bebedouro, onde será realizado um workshop de quatro horas sobre o assunto na Câmara Municipal de Bebedouro.
“Bebedouro agora - em parceria com a IPMet - e em breve com o CPTEC também, estudará a implantação de um estação meteorológica automatizada com recursos próprios ou em parceria com o Saaeb, que disponibilizará informações no site sobre nossa cidade no CPTEC, implantando assim uma rede de informações climáticas sobre Bebedouro, estudando as características do nosso tempo e procurando respostas por que ocorrem microexplosões de chuvas em alguns lugares de Bebedouro, provocando inundações”, comemora o presidente da Defesa Civil.
Para entrar em contato com a Defesa Civil, ligue 199 ou envie e-mail para defesacivilbebedouro199@gmail.com . Finalizando, Márcio aproveita para agradecer a todos que ajudaram nesses primeiros meses com seus recursos e sua força de vontade e a toda imprensa de Bebedouro.
Publicado em: 29 de maio de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 14ª sessão ordinária do ano ocorrida nesta segunda-feira (12), os vereadores de Bebedouro aprovaram o requerimento nº 61, de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) que convoca o diretor do S...
Os vereadores votam hoje o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha Pedro Paschoal a diversos profissionais da Saúde: médico, enfermeiro, técnico em raio-X, dentista, escriturário, moto...
Os vereadores aprovaram o crédito suplementar no valor de R$3.900.00,00 (três milhões e novecentos mil reais) a fim de contratar uma empresa que será responsável pelo manejo de resíduos sólidos u...
Seguiu para a sanção do prefeito Lucas Seren o projeto de lei de autoria do vereador Otávio Manzi (PL) que torna obrigatória a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espect...
A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei de autoria da Prefeitura que cria o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos (GT-VSPEA). O grupo será compo...
Único projeto na ordem do dia, os vereadores analisam o projeto de lei nº 21/2025 que altera os valores dos vencimentos dos assessores parlamentares da Câmara Municipal. Devido ao plano de carreira...