Notícias



ONG ArtSol é reconhecida de utilidade pública municipal




Presidente da Associação Arte e Solidariedade (ArtSol), Carlos Alberto Santana da Silva, prestigiou a sessão em que foi aprovado, por unanimidade, o projeto que declara de utilidade pública municipal a entidadeVeja, na íntegra, a justificativa apresentada ao projeto de lei de autoria do vereador Paulo Aurélio Bianchini (PTC)

 

“A Associação Arte e Solidariedade – ARTSOL – é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza educacional, cultural e social, fundada em 6 de junho de 2003, que se originou por ação de voluntários e educadores do Centro Municipal de Educação Infantil “Arnaldo de Rosis Garrido”. Fazendo jus a seu nome, derivado da união das palavras “arte e solidariedade”, a entidade atende, atualmente, mais de 250 crianças e adolescentes carentes, entre 2 e 16 anos, de diferentes bairros da cidade.

 

A entidade tem desempenhado um trabalho de conscientização, desviando crianças e adolescentes dos mais diversos riscos oferecidos, desenvolvendo conceitos de cidadania e moral através da cultura e da arte. Melhora a qualidade de vida dos assistidos, envolvendo-os em atividades socioeducativas, culturais, além de despertar a autoestima em cada um, bem como o de suas famílias, estimulando a integração social e desenvolvendo ações que favoreçam a oportunidade de ocupação e geração de renda às famílias envolvidas.

 

Durante quatro anos a entidade funcionou em prédios cedidos por colaboradores, onde de forma adaptada eram realizadas as atividades, mas com o passar do tempo percebeu a necessidade de uma sede própria e maior para atender a demanda. Um sonho que começou a se realizar em 2007 em terreno nas imediações da Praça dos Trabalhadores, doado pela Prefeitura, contando, além de eventos e campanhas para arrecadação de dinheiro, com a ajuda dos diversos colaboradores, entre os quais a empresa Cutrale, e voluntários da entidade. No último dia 25 de fevereiro a entidade pode inaugurar as novas acomodações, que fica localizada na Alameda Atílio Fávero, 1714, no Jardim Alvorada, e que é composta por quatro salas de atividades, onde são abrigadas as salas de informática, brinquedoteca, de apoio pedagógico, de dança e um salão de convenções.

 

A nova sede permitiu que outras atividades fossem somadas às que já existiam e, assim, oferece oficinas de balé infantil, dança do ventre para iniciantes e avançados, hip hop, axé infantil e juvenil, percussão, violão, informática, culinária infantil e adulta, bordado diverso infantil e adulto, pintura em carvão e tela a óleo, oficina de artes plásticas, teatro infantil/juvenil e coral infantil. Ali, onde as ações desenvolvidas contam com a participação direta da comunidade, através do voluntariado, o clima transpira coletivismo e agregação, egos não se sobrepõem e o brilho se resulta de um patamar único, onde os esforços se projetam em igual intensidade e voltam-se todos para construir obra única: uma sociedade melhor.

 

Além dos eventos, sorteio de prêmios doados e campanhas, como bazares, venda de cachorro-quente e bingos, a ArtSol também participa da festa das entidades e promove a venda de frango assado nos domingos, que tem se tornado uma tradição. Outra forma que a entidade utiliza para se manter é o projeto Amigos do ArtSol, em que pessoas que queiram se comprometer com a continuidade das atividades assumem uma contribuição mensal no valor de R$ 10,00.

 

 

 

A entidade conta com vários parceiros, como Coopercitrus, Prefeitura Municipal, DEMEC, FAFIBE, Artes Gráficas Bebedouro, Tutto Bello, CMAS, CMDCA e algumas pessoas bastante dedicadas.

 

O objetivo da entidade é proporcionar cultura, educação e entretenimento aos seus assistidos, contribuindo, assim, com a construção de valores éticos e morais a partir de seu envolvimento em atividades saudáveis, que estimulam a boa educação, a disciplina, a responsabilidade, a pontualidade, a perseverança, a cooperação, a integração e a solidariedade.

 

Pelo que aqui expus e, principalmente, pelo brilhante trabalho que a ARTSOL vem realizando desde a sua fundação, o qual é do conhecimento de todos, peço aos senhores vereadores que me apóiem na aprovação da presente propositura.”


Publicado em: 16 de dezembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CPI da Saúde inicia coleta de depoimentos com dois convocados

Presidida pelo vereador Léo Munhoz (Podemos), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de Bebedouro para apurar irregularidades no transporte de pacientes da rede pública de sa...



BALANÇO: Maio Amarelo, convocação do diretor do Sasemb e audiência pública sobre funcionários da limpeza urbana

Na 14ª sessão ordinária do ano ocorrida nesta segunda-feira (12), os vereadores de Bebedouro aprovaram o requerimento nº 61, de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) que convoca o diretor do S...



Câmara vota Medalha Pedro Paschoal aos funcionários da Saúde

Os vereadores votam hoje o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha Pedro Paschoal a diversos profissionais da Saúde: médico, enfermeiro, técnico em raio-X, dentista, escriturário, moto...



Legislativo aprova verba para terceirizar serviço de coleta de lixo

Os vereadores aprovaram o crédito suplementar no valor de R$3.900.00,00 (três milhões e novecentos mil reais) a fim de contratar uma empresa que será responsável pelo manejo de resíduos sólidos u...



Vagas preferenciais em estacionamentos ganharão o símbolo de conscientização ao autismo

Seguiu para a sanção do prefeito Lucas Seren o projeto de lei de autoria do vereador Otávio Manzi (PL) que torna obrigatória a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espect...



Aprovada a criação de Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei de autoria da Prefeitura que cria o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos (GT-VSPEA).  O grupo será compo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!