Notícias



Novembro Azul: o mês dedicado à conscientização contra o câncer de próstata




Autor da Lei Municipal nº 4.726, de 19 de novembro de 2013, que instituiu o Programa Novembro Azul de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o vereador Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o Dr. Tiago, esclarece que a proposta não é fazer com que todos os homens corram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizarem o exame nesta época do ano, mas sim de lembrar a todos que o câncer de próstata mata e que a prevenção é o melhor remédio.

“Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento tem maiores chances de obter sucesso, por isso a concientização é de suma importância”, reforça  Dr. Tiago.

A idade recomendada para se realizar o primeiro exame de próstata é aos 45 anos. De acordo com o Departamento Municipal de Saúde de Bebedouro, todo indivíduo que sentir dificuldades em urinar, sensação de não esvaziamento da bexiga, sangramento na urina, aparecimento de caroços na região de virilhas e axilas, entre outras anormalidades, deve procurar o médico da família – independente da época do ano  - para pedir encaminhamento ao urologista, pois pode ser um indicativo de  alteração na próstata.

O Novembro Azul é uma importante campanha criada em 2003 na Austrália com o objetivo de conscientizar a sociedade e, principalmente, os homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta que o câncer de próstata é o segundo maior causador de mortes de homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, surgem todos os anos 50 mil novos casos de câncer de próstata que resultam em 12 mil óbitos. Segundo  Dr. Tiago, por incrível que pareça, o maior vilão nessa realidade não é a doença em si, mas o preconceito e a desinformação.
A Sociedade Brasileira de Urologia aconselha que os homens com idade superior a 45 anos façam uma vez por ano os exames preventivos, que consistem na coleta de sangue para a dosagem do PSA  e  no toque retal. “Mesmo que possam ser vistos como constrangedores, tais exames não podem ter freio no preconceito, principalmente quando a proteção à vida é que está em jogo”, comentou o vereador.
 


Publicado em: 21 de novembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Janeiro Roxo: todos na luta contra a desinformação

Janeiro Roxo é o mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, uma doença que tem cura e cujo tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.  A campanha busca reforçar a importância do diagnó...



Padre Leandro da Silva Nandes receberá título de cidadania bebedourense

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de decreto legislativo nº 30/2025, de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que concede o título honorário de cidadão bebedourense ao padre Leandr...



Bebedouro terá Central Virtual para adoção de cães e gatos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 56/2025, de autoria do presidente Pastor Artur Henrique (PL), que cria uma Central Virtual para incentivar a adoção de cães e gatos por m...



Portal da Câmara de Bebedouro conquista Selo Ouro em Transparência

A Câmara Municipal de Bebedouro alcançou a excelência em prestação de contas e acesso à informação, sendo agraciado com o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Com um Ín...



Edgar Cheli retorna à Câmara

Com a saída do vereador Jorge Cardoso (UB) para ocupar a chefia do gabinete na prefeitura e a nomeação do recém-empossado vereador Luciano Rebelatto para Secretaria de Esportes, o próximo correli...



Câmara vota criação da Central Virtual para adoção de cães e gatos

Os vereadores analisam o projeto de lei nº 56/2025 que cria a Central Virtual para adoção de cães e gatos no site oficial e nas redes sociais da prefeitura de Bebedouro. A finalidade é facilitar e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!