Notícias



Funcionário da Câmara é selecionado para curso de piloto de planador




Márcio, que também preside a Defesa Civil de Bebedouro, inicia as aulas neste final de semanaApaixonado por aviação desde criança, o servidor público municipal Márcio José Martins terá a chance de realizar um dos seus sonhos aos 32 anos de idade. Inscrito para o programa de concessão de bolsas para o curso de piloto de planadores desde o ano passado, o operador de áudio e vídeo da Câmara Municipal de Bebedouro e presidente da Defesa Civil começará o treinamento no aeroclube local na próxima semana.


Márcio se integrará aos nove bolsistas que já estudam e treinam no Aeroclube de Bebedouro. Através do Projeto Voa Planador São Paulo, idealizado pela Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e Secretaria de Esportes do Estado,  e que tem o patrocínio da empresa Oi Futuro, a intenção é fomentar o esporte e colocar no mercado mais pilotos competidores para a modalidade esportiva.  


Passado quase um mês desde o comunicado da aprovação de seu nome como bolsista, Márcio Martins ainda não consegue conter a alegria. “Foi uma grande surpresa pra mim, eu já tinha até desistido porque passou muito tempo, há muitas pessoas já formadas e o projeto era só para 2012”, disse. De acordo com ele, a seleção não foi fácil: desde a prova escrita, exames médicos rigorosos até a apresentação de inúmeros documentos, tudo supervisionado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e FBVV. A expectativa é de que até o final do ano ele complete os 50 voos para obter o brevê  de piloto.


Além de fazer parte do projeto, Bebedouro também foi contemplado com o Projeto Planador Brasil, da FBVV e Ministério dos Esportes, que consiste na importação de planadores. Nos próximos dias, por liderar o ranking brasileiro de número de voos e quilometragem percorrida nesta modalidade, o aeroclube receberá a sua recompensa e a sua maior novidade  – um planador alemão ASK 21 – considerado top de linha entre as aeronaves para instrução. O planador aguarda homologação em oficina da cidade de Bauru para documentação junto à Anac.


João Paulo, de apenas 15 anos, que mora em São Paulo, começou a voar aos 12 anos e hoje já fala como um verdadeiro veterano.  “Tem que ter muita paciência e trabalho para voar”, aconselha ao mais novo colega do aeroclube Márcio Martins. “Tem que gostar muito do esporte para continuar com ele e ir até o fim.” O jovem pretende se formar piloto. “Ou então, fazer como meu pai que tem um planador e voa por aí; pretendo voar muito.”


Lucas Sarracini, de São Carlos, que todo final de semana está em Bebedouro para os treinamentos, logo após o voo deste sábado (20) comentou eufórico depois de permanecer por quase duas horas nas alturas com o planador KW1-II Quero Quero a uma distância de 1600 metros do solo: “Por mim eu ficaria umas cinco, seis horas, até o final do dia.” Também bolsista a exemplo de João Paulo e do operador de áudio e vídeo da Câmara Municipal de Bebedouro, ele está no Projeto Voa Planador São Paulo desde junho do ano passado.


O presidente do Aeroclube de Bebedouro, Angelo Sergio Hermini, também dá as boas-vindas ao mais novo aluno. “Temos a grande satisfação de recebê-lo”, disse. “Seja bem-vindo, Márcio, ao voo a vela.
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Janeiro Roxo: todos na luta contra a desinformação

Janeiro Roxo é o mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase, uma doença que tem cura e cujo tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.  A campanha busca reforçar a importância do diagnó...



Padre Leandro da Silva Nandes receberá título de cidadania bebedourense

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de decreto legislativo nº 30/2025, de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que concede o título honorário de cidadão bebedourense ao padre Leandr...



Bebedouro terá Central Virtual para adoção de cães e gatos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 56/2025, de autoria do presidente Pastor Artur Henrique (PL), que cria uma Central Virtual para incentivar a adoção de cães e gatos por m...



Portal da Câmara de Bebedouro conquista Selo Ouro em Transparência

A Câmara Municipal de Bebedouro alcançou a excelência em prestação de contas e acesso à informação, sendo agraciado com o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Com um Ín...



Edgar Cheli retorna à Câmara

Com a saída do vereador Jorge Cardoso (UB) para ocupar a chefia do gabinete na prefeitura e a nomeação do recém-empossado vereador Luciano Rebelatto para Secretaria de Esportes, o próximo correli...



Câmara vota criação da Central Virtual para adoção de cães e gatos

Os vereadores analisam o projeto de lei nº 56/2025 que cria a Central Virtual para adoção de cães e gatos no site oficial e nas redes sociais da prefeitura de Bebedouro. A finalidade é facilitar e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!