Notícias



Ex-ministro profere palestra em Bebedouro e recebe homenagem da Câmara




O ex-ministro da Saúde (Governos Collor e FHC), Adib Domingos Jatene, proferiu palestra na noite desta quinta-feira (21), no Centro Universitário Unifafibe, durante o 1º Simpósio de Atualização em Diabetes Mellitus e Saúde Preventiva da Região de Bebedouro, para um público de mais de 250 estudantes de fisioterapia, educação física, nutrição e enfermagem, e foi homenageado pela Câmara Municipal de Bebedouro com o título de Visitante Ilustre.
 
A iniciativa foi dos vereadores Fernando José Piffer (PSDB) e Dr. Tiago Bosco Souza Elias (PCdoB), por acreditarem que Adib Jatene em muito contribuiu para o engrandecimento da medicina brasileira, sendo responsável por uma cirurgia do coração para tratamento da transposição das grandes artérias em recém-nascidos e pelo primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
O presidente da Câmara de Bebedouro, Ângelo Daólio (PSDB), também assistiu à palestra do ex-ministro e participou das homenagens juntamente com a vereadora Sebastiana Camargo (DEM), o prefeito Fernando Galvão Moura, o vice-prefeito, Rômulo Camellini, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maristela Campanelli, e com a pró-reitora Acadêmica do Unifafibe, Maria Aparecida Frigieri Berchior. “É com enorme satisfação que a Câmara concede este título (Visitante Ilustre) ao dr. Adib Jatene”, afirmou Ângelo Daólio. 
 
Quem também compareceu para agradecer, novamente, ao ex-ministro foi Arthur Yocida, jovem da cidade de Taiúva, o primeiro a passar por uma cirurgia de transposição das grandes artérias em 1983, no Incor. “Graças a ele, hoje, eu estou aqui”, falou Arthur para a plateia, emocionado.
 
Em seu pronunciamento, Adib Jatene agradeceu pela acolhida e elogiou a cidade. “Bebedouro, com seus quase 80 mil habitantes, é um polo regional importante para o Estado de São Paulo”, comentou. “Com muita honra recebo o título da Câmara de Bebedouro e estas homenagens não se discutem, se agradecem.”
 
Durante a palestra, ele abordou o crescimento populacional no Brasil com comparações a países mais desenvolvidos, o envelhecimento da população, saneamento básico, Sistema Único de Saúde (SUS) e o financiamento da saúde.
 
“O recurso está com quem gera renda”, afirmou, procurando apontar uma das alternativas para a falta de recursos através da tributação da riqueza, uma proposta que não passa no Congresso Nacional, na sua avaliação. Ele lembrou que os bancos, por exemplo, não pagam imposto de renda. O ex-ministro também lamentou o fato de quem ganha mais, pagar o mesmo percentual de imposto dos demais trabalhadores, e a importância que os governos dão para a infraestrutura, onde, segundo ele, estão as maiores fontes de corrupção, através, por exemplo, de grandes construções.
 
“São os municípios que irão fazer a mudança, mas isto é lento”, previu, ressaltando a importância da população também em se empenhar mais para o financiamento da saúde pública. Sobre o novo hospital que será construído em Bebedouro, ao destacar o investimento, ele disse que a maior dificuldade será manter a instituição e não a construção.
 


Publicado em: 22 de agosto de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

BALANÇO: Maio Amarelo, convocação do diretor do Sasemb e audiência pública sobre funcionários da limpeza urbana

Na 14ª sessão ordinária do ano ocorrida nesta segunda-feira (12), os vereadores de Bebedouro aprovaram o requerimento nº 61, de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) que convoca o diretor do S...



Câmara vota Medalha Pedro Paschoal aos funcionários da Saúde

Os vereadores votam hoje o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha Pedro Paschoal a diversos profissionais da Saúde: médico, enfermeiro, técnico em raio-X, dentista, escriturário, moto...



Legislativo aprova verba para terceirizar serviço de coleta de lixo

Os vereadores aprovaram o crédito suplementar no valor de R$3.900.00,00 (três milhões e novecentos mil reais) a fim de contratar uma empresa que será responsável pelo manejo de resíduos sólidos u...



Vagas preferenciais em estacionamentos ganharão o símbolo de conscientização ao autismo

Seguiu para a sanção do prefeito Lucas Seren o projeto de lei de autoria do vereador Otávio Manzi (PL) que torna obrigatória a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espect...



Aprovada a criação de Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei de autoria da Prefeitura que cria o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos (GT-VSPEA).  O grupo será compo...



Câmara analisa projeto que iguala vencimentos dos assessores

Único projeto na ordem do dia, os vereadores analisam o projeto de lei nº 21/2025 que altera os valores dos vencimentos dos assessores parlamentares da Câmara Municipal. Devido ao plano de carreira...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!