Notícias



Avenida Projetada 1 do Loteamento Pedro Paschoal recebe nome de “Sylvio Lainetti”




Familiares do homenageado estiveram na Câmara, nesta segunda-feira, acompanhando a votação do projetoA Câmara de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (9), em sessão ordinária, o projeto de lei nº 64/2011, de autoria do vereador Carlinhos Pica-Pau, que denomina de Sylvio Lainetti a Avenida Projetada 1 do Loteamento Residencial Dr. Pedro Paschoal em homenagem ao empresário do ramo de refrigeração, técnico de som e voluntário de diversas instituições filantrópicas de Bebedouro falecido em 1987. Familiares do homenageado estiveram na Câmara, nesta segunda-feira, acompanhando a votação do projeto, como o filho Sylvio Lainetti Jr e os netos Leandro Lainetti e Sylvio Lainetti Netto.

 

Nascido aos 3 de agosto de 1918 em Bebedouro, da união de Guido Lainetti e Leonilda Giglioli Lainetti, Sylvio passou a sua infância na sua cidade natal e iniciou carreira profissional como cabeleireiro, mas a sua vocação sempre esteve voltada para a música. Dinâmico e inteligente, começou a estudar música e com a profissão de cabeleireiro conseguiu comprar todos seus instrumentos musicais, que foram utilizados para tocar com a sua banda no antigo coreto da Praça Barão do Rio Branco.

 

No ano de 1939 casou-se com Maria Aparecida Bonilha e desta união nasceram Aylton, Arlete, Aloísio, Ana e Sylvio Lainetti Júnior, que só têm elogios a receber do vereador Carlinhos Pica-Pau. “O Sylvio formou uma família bebedourense muito bem estruturada e que sempre gozou de muito respeito e simpatia entre os habitantes do nosso município, que aprenderam a reconhecê-lo pelo dinamismo, pela história e pelo trabalho”, disse o vereador na justificativa ao projeto. Com o casamento e a chegada do primeiro filho, Sylvio começou a estudar eletrônica e montou seu comércio de conserto de rádios.

 

No ano de 1945, alguns acionistas resolveram montar uma rádio em Bebedouro. Desse grupo faziam parte pessoas ilustres e que, por seus próprios méritos, passaram a fazer parte da história do município, entre outros, podem se destacar os seguintes: Clodoaldo João Luiz de Martin, Cel. Raul Furquim, Victor Rachel Toller, Luiz Martins Araújo, Aderval Marques e Aldo D’arbo. Nesta ocasião, Sylvio Lainetti prontificou-se e fez o transmissor de 100w e a mesa de som, necessários para o funcionamento da “Poderosa”, emissora de 100w que cobria um raio de pouco mais de 20 km.

 

No dia 10 de agosto de 1946 a emissora estava no ar em ondas médias, frequência 690 e com o seu primeiro locutor, Hely Simões, convidado por Clodoaldo. Homem dedicado e esforçado, Sylvio Lainetti ainda tornou-se técnico em refrigeração da empresa General Motors e não demorou muito para fundar a Refrigeração Lainetti, onde trabalhou por mais de 30 anos, deixando-a para o seu filho caçula.

 

De acordo com Carlinhos Pica-Pau, Sylvio exercia e pregava a importância de se ser útil para a comunidade, principalmente junto aos seus descendentes e amigos mais próximos, por isso, foi um exemplo para muitas pessoas, justificando a notoriedade com que se fez respeitado e querido na comunidade.

 

“Um homem brilhante, cuja dedicação vinha laureada pela responsabilidade aplicada na verdade das suas atitudes. A alegria, inteligência, dinamismo e simpatia lhe eram de fato peculiar. Todas estas qualidades foram também direcionadas para a benemerência, prestando serviços gratuitos, inclusive de assessoria financeira para instituições de grande importância em Bebedouro, como o Educandário Santo Antonio, a Santa Casa de Misericórdia e o Asilo São Vicente de Paula”, completou o vereador.

 

Sylvio faleceu aos 69 anos de idade no dia 21 de dezembro de 1987, na Santa Casa de Misericórdia em Bebedouro.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CPI da Saúde inicia coleta de depoimentos com dois convocados

Presidida pelo vereador Léo Munhoz (Podemos), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de Bebedouro para apurar irregularidades no transporte de pacientes da rede pública de sa...



BALANÇO: Maio Amarelo, convocação do diretor do Sasemb e audiência pública sobre funcionários da limpeza urbana

Na 14ª sessão ordinária do ano ocorrida nesta segunda-feira (12), os vereadores de Bebedouro aprovaram o requerimento nº 61, de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) que convoca o diretor do S...



Câmara vota Medalha Pedro Paschoal aos funcionários da Saúde

Os vereadores votam hoje o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha Pedro Paschoal a diversos profissionais da Saúde: médico, enfermeiro, técnico em raio-X, dentista, escriturário, moto...



Legislativo aprova verba para terceirizar serviço de coleta de lixo

Os vereadores aprovaram o crédito suplementar no valor de R$3.900.00,00 (três milhões e novecentos mil reais) a fim de contratar uma empresa que será responsável pelo manejo de resíduos sólidos u...



Vagas preferenciais em estacionamentos ganharão o símbolo de conscientização ao autismo

Seguiu para a sanção do prefeito Lucas Seren o projeto de lei de autoria do vereador Otávio Manzi (PL) que torna obrigatória a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espect...



Aprovada a criação de Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei de autoria da Prefeitura que cria o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos (GT-VSPEA).  O grupo será compo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!