Notícias



Aprovada adequação das funções de procurador na Câmara




O Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (17), em sessão ordinária, o projeto de resolução nº 09/2015, de autoria da Mesa Diretora, que adequa as funções de procurador no âmbito do Poder Legislativo. 

Na discussão, o vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) informou que a proposta segue orientação da Promotoria Pública, que entende que o cargo de procurador do Legislativo deve ser ocupado por um servidor efetivo, aprovado em concurso público. A ele caberia a defesa do Legislativo em eventuais ações judiciais, por exemplo, o que hoje tem sido feito por servidor comissionado, com formação em direito.
 
Também passa a ser função do procurador da Câmara o exercício da advocacia pública, representando judicial e extrajudicialmente a Câmara Municipal de Bebedouro, propondo ou contestando ações, solicitando providências junto ao Poder Judiciário ou Ministério Público, avaliando provas documentais e orais, realizando quaisquer audiências, atuando inclusive em mediação extrajudicial de interesse da Edilidade. 

Ficam excluídas das funções do cargo de assistente jurídico legislativo àquelas relativas à defesa e representação judicial e extrajudicial dos interesses da Câmara Municipal de Bebedouro, à defesa e representação da Câmara Municipal de Bebedouro perante o Tribunal de Contas, Ministério Público e quaisquer órgãos ou setores da esfera governamental, bem como as atribuições que envolvam a advocacia pública da Câmara Municipal de Bebedouro. 

Ao cargo, ficam reservadas as atribuições de assessoramento superior, que exijam a confiança da Presidência da Câmara Municipal de Bebedouro nos temas de caráter político, legislativo e administrativo. 

Segundo Freitas, a criação das funções põe fim à polêmica das atribuições e ainda traz economia à Câmara. O vereador Engenheiro Nasser (PV) reforçou que a determinação partiu do Ministério Público e que tem o seu apoio também, embora tenha sido o último a assinar o projeto de resolução já que buscava mais informações. 

Fernando Piffer (PSDB) destacou que houve apenas uma adequação à legislação. Não há, segundo ele, que se falar em qualquer tipo de despesas para o Poder Legislativo nem pra mais nem para menos.

SEM VOTAÇÃO

Não entrou em votação nesta sessão o projeto de lei nº 95/2015 que trata da abertura de um crédito especial no valor de R$ 239,4 mil para ser destinado à construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Maria Fernanda Lopes Piffer, que fica no Residencial Antonia Santaella, na zona leste da cidade. 

O projeto, cuja verba vem do Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é de autoria do prefeito Fernando Galvão Moura. 

Também não foi votado nesta segunda-feira o projeto nº 94, de autoria do Poder Executivo, que abre um crédito suplementar de R$ 280 mil para investimentos na infraestrutura de tecnologia de informação na área da saúde, objetivando integrar todos os dados relativos ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ao atendimento hospitalar.

Requerimentos 

Fechando a pauta, o Plenário aprovou três requerimentos de autoria dos vereadores Beto Mazzeu (DEM), Engenheiro Nasser (PV), Paulo Bola (PTB) e Luiz Carlos de Freitas (PT), com questionamentos a respeito da aplicação de recursos na iluminação pública da cidade, cargos comissionados na Administração Municipal e andamento das obras na Rodovia Armando Sales Oliveira.


Publicado em: 17 de agosto de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza segunda sessão do ano

Os vereadores se reúnem hoje (09), segunda-feira, às 18h, para a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal. Como não há projetos na pauta de votação, o foco será a Palavra Livre e a Explicação...



Câmara de Bebedouro recebe até esta terça-feira indicações de mulheres para homenagens na Semana do Dia Internacional da Mulher  

  A Câmara Municipal de Bebedouro está recebendo indicações de mulheres que vêm se destacando em trabalhos sociais e na defesa dos direitos da comunidade para serem homenageadas durante a Semana e...



Vereadores aprovam projeto de lei que consolida o Sistema Único de Assistência Social de Bebedouro

Em sessão extraordinária ocorrida nesta segunda-feira (2), os vereadores de Bebedouro aprovaram o Projeto de Lei nº 2026, que institui a Política Municipal de Assistência Social. A medida estabelec...



Vereadores aprovam reajuste em pagamentos de condenações judiciais do Município

Os vereadores aprovaram o projeto que atualiza o teto das Obrigações de Pequeno Valor (OPV) em Bebedouro. O novo limite para que a Prefeitura quite dívidas judiciais sem entrar na fila dos precatór...



Câmara convoca diretor de Obras para prestar esclarecimentos sobre zona norte

O plenário da Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o requerimento de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que convoca o titular da Pasta de Obras, Leonardo Ornelas, para prestar esclarecimento...



Presidência da Câmara de Bebedouro publica carta de esclarecimento ao funcionalismo

Com o objetivo de esclarecer uma declaração feita durante a 2ª Sessão Extraordinária do ano, quando foi utilizada a expressão “vocês têm um mínimo de QI”, o presidente da Câmara de Bebedouro, verea...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!