Notícias



Antonio Sampaio cobra maior fiscalização contra estacionamentos irregulares




Confira, na íntegra, a indicação enviada à Prefeitura nesta semana:

 

“Indico ao Prefeito Municipal, Exm°. Sr. João Batista Bianchini, nos termos regimentais, que determine aos Departamentos de Trânsito e o de Planejamento e Desenvolvimento Urbano a observarem o que estabelece o Inciso VIII do Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro e o artigo 139 do Código de Posturas, tomando providências em relação aos veículos que, irresponsavelmente, estacionam sobre as calçadas.

 

Embora o Código de Trânsito Brasileiro estabeleça como infração grave, sujeita a penalidade de multa e ainda, como uma medida administrativa, a remoção de veículo estacionado no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres (Inciso VIII do Art. 181), trata-se de uma prática que vem sendo cometida com certo abuso neste município, motivando justas reclamações.

 

Quando veículos invadem os passeios obstruem a livre passagem dos pedestres que, obrigados a se deslocar pela faixa carroçável, compromete a segurança do trânsito no referido local, possibilitando, inclusive, a ocorrência de atropelamentos.

 

De se observar que, além de estacionar veículos sobre as calçadas, muitas pessoas deixam a sua porta, a do lado da calçada, totalmente aberta, com o fim de ouvirem músicas ou a transmissão de jogos ou, ainda, para lavarem ou limparem o veículo, impedindo qualquer possibilidade de passagem.

 

Segundo alegação de moradores de alguns bairros da cidade, tais práticas são sempre cometidas com freqüência pelas mesmas pessoas, também moradoras desses bairros. E acho oportuno informar, que alguns destes reclamantes residem em regiões da cidade onde o fluxo do trânsito é grande.

 

Trata de um tipo de atitude irregular e, em si, bastante preocupante, principalmente se considerarmos o grande número de crianças, de idosos e de portadores de deficiência que circulam pelas vias públicas do nosso município. Sem contar, que o fato não é condizente com o que preceitua o Decreto Federal 5296/2004, que regula o trânsito de idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência.

 

Lembro que, com essa mesma justificativa, apresentei a Indicação n° 437/2009, mas as reclamações continuam, inclusive por parte de pedestres que circulam em calçadas localizadas na região central da cidade, como, por exemplo, a Avenida Raul Furquim, onde pessoalmente já observei veículo estacionado frontalmente à entrada da garagem (fechada), sem ninguém dentro, impedindo a livre passagem das pessoas. Logo, peço que acione as autoridades de trânsito e, em cumprimento ao artigo 139 do Código de Posturas, também os fiscais de postura, com o firme propósito de coibir e punir tais comportamentos, egoístas e irresponsáveis. “


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretário apresenta nova rota para evitar congestionamentos no viaduto da Rua Sergipe

Depois de reafirmar que a decisão sobre a abertura da Rua Barretos não cabe à Prefeitura, mas sim à Artesp, DER e à concessionária de rodovias Econoroeste, o secretário de Segurança Pública de Bebe...



Aprovado projeto que disciplina instalação de cabos nos postes de iluminação pública

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (8) – em sessão ordinária, o projeto de lei complementar que visa disciplinar a instalação e manutenção dos cabos de telefonia, TV e int...



Confira o resultado das votações na 26ª sessão ordinária

Além do projeto de lei que estava previsto para ser votado nesta segunda-feira (8), outros dois projetos passaram a fazer parte da ordem do dia a pedido dos seus autores, durante a 26ª sessão ordin...



Título Veterinário do Ano será entregue nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene nesta próxima quinta-feira (11), às 19h, para a entrega do título Veterinário do Ano 2025 ao médico Luis Henrique Rodrigues. Nesta solenidade...



Legislativo vota projeto que regulamenta cabeamento aéreo

Os vereadores analisam o projeto de lei complementar 07/2025 que trata sobre a regulamentação do cabeamento aéreo de Bebedouro. De acordo com o projeto, as caixas de terminação óptica (CTO) serão...



Título Voluntariado Cleyde do Espírito Santo será entregue terça-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 700, de 11 de agosto deste ano, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro promoverá sessão solene nesta terça-feira (9), a partir das 19h...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!