Em cumprimento a decreto legislativo de iniciativa dos vereadores Jorge Cardoso (PSD) e Fernando Piffer (PSDB), a educadora Arthurina Araújo Piovezan, proprietária do Colégio Paideia de Bebedouro, receberá o título de cidadã bebedourense em sessão solene marcada para esta sexta-feira (29), às 20 horas, na Câmara Municipal.
Arthurina Araújo Piovezan é natural de Nova Granada, município situado no interior paulista, na região de São José do Rio Preto, sendo filha do alfaiate Arthur Araújo e da professora de Educação Básica, Ernesta Bononi Araújo, tendo como irmãos Mirtes, Silvio, Paulo e Célia.
Iniciou sua trajetória estudantil na cidade em Monte Alto-SP, na Escola Estadual Raul da Rocha Medeiros, onde passou por uma formação educacional clássica, a qual lhe despertou o desejo de se tornar uma educadora.
Ainda na cidade de Monte Alto, Arthurina conheceu o empresário Dimer Piovezan, com quem veio a contrair matrimônio em 26 de junho de 1965. Posteriormente, o casal se mudou em caráter definitivo para Bebedouro, onde o esposo Dimer administrou durante muitos anos a antiga Olma, fabricante de óleos vegetais reconhecida internacionalmente.
Por gostar muito de crianças e sentir falta de uma escola, uma vez que, quando seu filho Marcelo nasceu, não havia escola maternal para a idade dele, na época, Arthurina levava as crianças da vizinhança para sua casa e fazia atividades com elas. Foi quando surgiu a ideia da fundação da escola.
Em 3 de setembro de 1973, Arthurina Araújo Piovezan, juntamente com sua ex-sócia Maria Socini, fundou o Jardim Escola Paideia, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, n. 848, tendo na época quatro funcionários e 60 alunos, divididos em 3 salas de aula, tornando-se a primeira escola particular de educação infantil em Bebedouro.
Ao longo dos anos, a escola passou por reformulações, uma vez que Arthurina sempre esteve atenta às necessidades de modernização, dinamismo e eficiência dos serviços prestados pela instituição. Em 1985 a escola passou a se denominar Escola de Educação Infantil Paideia, cujo nome tem origem na palavra grega “paidós”, que na época em que viveu o filósofo Sócrates que significava “criação de crianças” e “treino para a vida”. Atualmente, a palavra tem o significado de “formação do homem”.
Ao longo dos anos, Arthurina muito contribuiu com a cidade de Bebedouro, formando cidadãos e verdadeiros seres humanos capazes de conhecer e reivindicar seus direitos, respeitando os direitos dos demais e ganhando espaço para que possam opinar, protestar e saber perceber as coisas inadequadas que acontecem no mundo e em nossa querida Bebedouro.
Partindo de teorias modernas, com base no estudo da inteligência de Piaget, adquiriu embasamento científico na área da educação contribuindo para o desenvolvimento de novos métodos de alfabetização, os quais vêm evoluindo ano após ano à medida em que a própria sociedade evolui impactando no acesso das crianças às novas tecnologias e impondo novas formas de comportamento humano.
Como mérito e conquista fruto de seu incansável trabalho, atualmente a escola Paideia conta com 50 funcionários, incluindo docentes e corpo administrativo, e aproximadamente 330 alunos, atendendo desde o ensino infantil ao Esino Fundamental II, que correspondem do 1º ao 9º ano.
Não obstante, Arthurina desenvolve, através da escola, vários projetos sociais junto a entidades associativas da cidade, inclusive cedendo professores e coordenadores para desenvolverem trabalhos em creches, cumprindo assim a função social da escola para com a comunidade onde está inserida, ajudando na formação de outros professores e no trabalho com outras crianças que não frequentam a Paidéia.
Perto de completar os 79 anos de idade, ainda tem um grande sonho a conquistar: ter uma escola aberta e recursos suficientes para abrir uma escola que possa ser frequentada por crianças que não tem condições econômicas de pagar pelos estudos.
Publicado em: 26 de junho de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Premiados Trabalhador do Ano GCM Aparecido Miranda Junior Honra ao Mérito Antonio Nakasato Antônio Tescarolo Filho Arthur Francisco dos Santos Fernandes Gouvêa Benedit...
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Bebedouro, advogado Rogério Valverde, abriu seu pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (28), celebrando o início o...
A Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene nesta quarta-feira (30), a partir das 19h, para a entrega do título de Trabalhador do Ano 2025 ao guarda civil municipal Aparecido Miranda Juni...
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurará eventuais irregularidades no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) foi definida na sessão legislativa desta segunda-feira (28)...
Após representação protocolada pelos munícipes Adenilson Luiz Dalmazo, Luiz Fabiano Leme Machado, Raquel Aparecida Kobal Silva, André Ricardo Dias e Daniela Francisco Garbi Pulze, os vereadores de...
Acaba de ser eleito o Trabalhador do Ano 2025: trata-se do guarda civil municipal Aparecido Miranda Júnior. Ele recebeu 15 indicações ao título e seu nome foi o escolhido por uma comissão formada p...