Por unanimidade, o Poder Legislativo aprovou, nesta semana, o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Nelson Sanchez Filho (DEM) que concede o título de cidadão bebedourense ao ex-jogador da Associação Atlética Internacional (AAI) de Bebedouro, Antonio de Rosis Silva, o Silvinha.
Silvinha, que também atuou por vários clubes paulistas e defendeu as cores da Internacional contra clubes como Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, foi vereador nos anos 70. Nascido no dia 1° de agosto de 1918, no vizinho município de Taiúva, Antonio de Rosis Silva, que é primo do saudoso Arnaldo de Rosis Garrido, veio para Bebedouro ainda criança, para estudar no Grupo Conrado Caldeira.
Apaixonado por futebol, começou a jogar bola ainda moleque, nas peladas de rua com outras crianças. Mais tarde, como meia-esquerda, transformou-se num dos maiores jogadores que já atuaram pelo nosso Internacional. Sua técnica chamou a atenção de equipes tradicionais do País, como a Portuguesa/SP e o Vasco da Gama/RJ, por exemplo, onde chegou a fazer testes, mas as bases do contrato não o seduziram, preferindo permanecer em Bebedouro, cidade que adotou, onde era visto como craque da bola e técnico de máquinas Singer. Filho de vendedor e representante da Empresa Singer e Vigoreli, assumiu a posição deixada pelo pai, atendendo Bebedouro e toda região.
Sua primeira partida com a camisa do Lobo Vermelho foi contra o Uberaba/MG. Naquele tempo as partidas eram disputadas em dois jogos consecutivos (sábado e domingo) e Silvinha, como era carinhosamente conhecido pela fervorosa torcida do lobo, atuou na segunda etapa do segundo jogo, quando substituiu Tricanio, o então dono da camisa 10 e seu maior ídolo, conduzindo com perspicácia a vitória da Internacional. Era o começo de uma brilhante carreira no futebol.
De 1937 a 1947, Silvinha defendeu o Guarani de Catanduva, mas nos domingos em que não havia jogo do Guarani, vestia a camisa do Internacional. Naquela época, os jogadores até tinham salário, mas jogava-se também por amor ao futebol. Na época em que defendeu a Internacional, o campeonato não era dividido por séries como hoje, o Paulistão compreendia todos os clubes do Estado de São Paulo e, desse modo, enfrentou clubes do calibre de Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos.
Enfrentou grandes nomes do futebol, dentre os quais Oberdan (goleiro do Palmeiras), Leônidas da Silva (do São Paulo) e Brandão (Corinthians). Por convite, também representou várias equipes da nossa região em amistosos, bem como, os times “Batatais” e contra o “Libertá” do Paraguai. São Paulino de coração, Silvinha jogou profissionalmente até o ano de 1954. Depois, continuou jogando de forma descompromissada, apenas quando o time do Internacional realmente dele precisava.
Ao se aposentar de fato, ainda dirigiu o futebol amador do Internacional de Bebedouro por alguns anos, tendo descoberto talentos, como os então garotos Deleu, Sabino e Baltazar. Em Bebedouro se casou com Marina Camargo Pinto Silva (professora), com quem teve a filha Maria Aparecida Pinto Silva (professora e aposentada da Caixa Estadual) e os filhos Antonio Reinaldo, Maurício, Flávio e Gustavo (todos engenheiros), que já lhe deram sete netos e, destes, uma bisneta.
Antonio de Rosis Silva, que tem uma propriedade de laranja entre Bebedouro e Botafogo, acredita que a popularidade conquistada na sua atuação no esporte o motivou a continuar uma vida pública, como vereador, cargo que ocupou por 10 anos, de 04/02/1969 a 30/01/1973 e 06/02/1973 a 31/01/1979, nos governos de Hércules Hortal e Sérgio Stamato respectivamente.
Publicado em: 18 de agosto de 2010
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Premiados Trabalhador do Ano GCM Aparecido Miranda Junior Honra ao Mérito Antonio Nakasato Antônio Tescarolo Filho Arthur Francisco dos Santos Fernandes Gouvêa Benedit...
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Bebedouro, advogado Rogério Valverde, abriu seu pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (28), celebrando o início o...
A Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene nesta quarta-feira (30), a partir das 19h, para a entrega do título de Trabalhador do Ano 2025 ao guarda civil municipal Aparecido Miranda Juni...
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurará eventuais irregularidades no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) foi definida na sessão legislativa desta segunda-feira (28)...
Após representação protocolada pelos munícipes Adenilson Luiz Dalmazo, Luiz Fabiano Leme Machado, Raquel Aparecida Kobal Silva, André Ricardo Dias e Daniela Francisco Garbi Pulze, os vereadores de...
Acaba de ser eleito o Trabalhador do Ano 2025: trata-se do guarda civil municipal Aparecido Miranda Júnior. Ele recebeu 15 indicações ao título e seu nome foi o escolhido por uma comissão formada p...