O controller da Prefeitura de Bebedouro, Luís Antonio Nogueira, garantiu – nesta quarta-feira (18) à noite – durante a audiência pública que debateu a peça orçamentária para o exercício de 2016, que o município irá obedecer à emenda aprovada à Lei Orgânica que tornou obrigatória – já a partir do próximo ano - o atendimento às emendas que forem propostas ao Orçamento do município pelos vereadores.
O projeto foi apresentado pelo vereador Chanel (SD) inicialmente e ao final recebeu o apoio de todos os vereadores. Com a proposta, as emendas apresentadas por eles serão obrigatoriamente atendidas pelo Executivo obedecendo ao limite de 1% da receita corrente líquida prevista na Lei Orçamentária. Para ser atendida, a emenda precisa se enquadrar no critério de legalidade e não pode apresentar impedimento técnico.
A resposta foi dada por Luís Nogueira em questionamento feito pelo vereador Engenheiro Nasser (PV). De acordo com o controller, dentro das condições, o Poder Executivo irá buscar cumprir o que ficou estabelecido na lei, que acompanha legislação federal. Nogueira, por sua vez, ressaltou que pela primeira vez o chamado Orçamento Impositivo será aplicado em Bebedouro e isto requer ajustes.
“Estas emendas dependerão de reuniões para se chegar aos valores corretos, levando-se em conta o valor da receita corrente líquida”, afirmou o controller do município às cerca de 50 pessoas que compareceram à audiência nesta quarta-feira.
Nogueira esteve acompanhado pelo contador da Prefeitura, Pedro Belarmino, que ficou incumbido de apresentar os números propostos no projeto de lei nº 129/2015, que define as receitas e despesas para o próximo ano. Os dados mostraram uma queda em quase todos os setores do município. Enquanto que o Orçamento em vigor projeta uma arrecadação de R$ 247,5 milhões, o de 2016 aponta para uma receita de apenas R$ 241,8 milhões por conta da crise financeira nacional. Os vereadores têm em torno de uma semana para apresentar as emendas ao projeto da Lei Orçamentária.
Repercussão
O vereador Mirim Zola (PPS) se mostrou preocupado com o andamento dos repasses ao Sasemb e com o cumprimento das aposentadorias especiais a integrantes da Guarda Civil Municipal.
O presidente da Câmara, Beto Mazzeu (DEM), voltou a abordar a proposta de coleta do lixo domiciliar em dias alternados como uma opção à necessidade de redução de custos, mas a ideia foi rechaçada pelo controller da Prefeitura que não vê economias com a medida.
A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) apresentou questionamentos a respeito do aumento das despesas na educação, classificadas como investimentos pela direção da Secretaria de Educação, e sobre a possibilidade de reposição das perdas aos salários dos servidores municipais.
Sílvio Delfino (PMDB), o Silvinho do Pão de Queijo, como alternativa à redução de despesas, propôs uma compactação da jornada de trabalho no serviço público municipal, passando o expediente a se iniciar às 7h30, se estendendo até as 13 horas, o que está em estudo na Prefeitura.
O vereador Angelo Daólio (PSDB) elogiou a redução de despesas com pessoal neste ano, na Prefeitura, que despencará mais ainda em 2016, de acordo com as projeções. “Bebedouro ainda está bem postada perante a situação difícil por que passa o País”, afirmou.
Os números divulgados durante a audiência mostram que hoje as despesas com pessoal são da ordem de 48,2%, bem longe do limite prudencial legal de 51%. Para 2016, a expectativa é reduzir ainda mais, chegando a 45,6%.
O vereador Paulo Bola (PTB) enfatizou em seu pronunciamento a necessidade de manutenção dos repasses às entidades assistenciais e quis saber detalhes também sobre os precatórios devidos pelo município, os quais segundo Luís Nogueira, são os maiores do Estado de São Paulo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Aprovado na última sessão ordinária (15) o projeto de decreto legislativo 23/2025 que institui a Medalha João Lyra Tavares a ser concedida anualmente em Bebedouro. Somente serão contemplados os p...
Durante cerca de 90 minutos, o gestor da Unidade de Pronto Atendimento de Bebedouro (UPA), Eduardo Melhado Sant´Anna, participou da sessão legislativa desta segunda-feira (15), na Câmara, para pr...
Por 5 votos a 3 e uma abstenção, o Plenário da Câmara de Bebedouro rejeitou os dois requerimentos que convidavam tanto a direção da Viação Guarulhos quanto o presidente do Botafogo Futebol Clube, d...
Os vereadores recebem na noite de hoje (15) o gestor da UPA, Sr. Eduardo Melhado Sant’Anna a fim de prestar esclarecimentos sobre gestão da UPA e em seguida responder aos questionamentos da edili...
De iniciativa do vereador Prof. Dr. Gandini (PT), o empresário Edgar Pierini Jr (foto), fundador da Palheiros Paulistinha, será homenageado pela Câmara Municipal de Bebedouro com o título de cidadã...
Por unanimidade, a Câmara de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (8) – em sessão ordinária, o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Bola (MDB) que institui a Semana do Profissional de Cont...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!