Notícias



Audiência: Prefeitura promete cumprir Orçamento Impositivo




O controller da Prefeitura de Bebedouro, Luís Antonio Nogueira, garantiu – nesta quarta-feira (18) à noite – durante a audiência pública que debateu a peça orçamentária para o exercício de 2016, que o município irá obedecer à emenda aprovada à Lei Orgânica que tornou obrigatória – já a partir do próximo ano - o atendimento às emendas que forem propostas ao Orçamento do município pelos vereadores.
 
O projeto foi apresentado pelo vereador Chanel (SD) inicialmente e ao final recebeu o apoio de todos os vereadores. Com a proposta, as emendas apresentadas por eles serão obrigatoriamente atendidas pelo Executivo obedecendo ao limite de 1% da receita corrente líquida prevista na Lei Orçamentária. Para ser atendida, a emenda precisa se enquadrar no critério de legalidade e não pode apresentar impedimento técnico.
 
A resposta foi dada por Luís Nogueira em questionamento feito pelo vereador Engenheiro Nasser (PV). De acordo com o controller, dentro das condições, o Poder Executivo irá buscar cumprir o que ficou estabelecido na lei, que acompanha legislação federal. Nogueira, por sua vez, ressaltou que pela primeira vez o chamado Orçamento Impositivo será aplicado em Bebedouro e isto requer ajustes.
 
“Estas emendas dependerão de reuniões para se chegar aos valores corretos, levando-se em conta o valor da receita corrente líquida”, afirmou o controller do município às cerca de 50 pessoas que compareceram à audiência nesta quarta-feira.
 
Nogueira esteve acompanhado pelo contador da Prefeitura, Pedro Belarmino, que ficou incumbido de apresentar os números propostos no projeto de lei nº 129/2015, que define as receitas e despesas para o próximo ano. Os dados mostraram uma queda em quase todos os setores do município. Enquanto que o Orçamento em vigor projeta uma arrecadação de R$ 247,5 milhões, o de 2016 aponta para uma receita de apenas R$ 241,8 milhões por conta da crise financeira nacional. Os vereadores têm em torno de uma semana para apresentar as emendas ao projeto da Lei Orçamentária.
 
Repercussão
 
O vereador Mirim Zola (PPS) se mostrou preocupado com o andamento dos repasses ao Sasemb e com o cumprimento das aposentadorias especiais a integrantes da Guarda Civil Municipal.
 
O presidente da Câmara, Beto Mazzeu (DEM), voltou a abordar a proposta de coleta do lixo domiciliar em dias alternados como uma opção à necessidade de redução de custos, mas a ideia foi rechaçada pelo controller da Prefeitura que não vê economias com a medida.
 
A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) apresentou questionamentos a respeito do aumento das despesas na educação, classificadas como investimentos pela direção da Secretaria de Educação, e sobre a possibilidade de reposição das perdas aos salários dos servidores municipais.
 
Sílvio Delfino (PMDB), o Silvinho do Pão de Queijo, como alternativa à redução de despesas, propôs uma compactação da jornada de trabalho no serviço público municipal, passando o expediente a se iniciar às 7h30, se estendendo até as 13 horas, o que está em estudo na Prefeitura.
 
O vereador Angelo Daólio (PSDB) elogiou a redução de despesas com pessoal neste ano, na Prefeitura, que despencará mais ainda em 2016, de acordo com as projeções. “Bebedouro ainda está bem postada perante a situação difícil por que passa o País”, afirmou.
 
Os números divulgados durante a audiência mostram que hoje as despesas com pessoal são da ordem de 48,2%, bem longe do limite prudencial legal de 51%. Para 2016, a expectativa é reduzir ainda mais, chegando a 45,6%.
 
O vereador Paulo Bola (PTB) enfatizou em seu pronunciamento a necessidade de manutenção dos repasses às entidades assistenciais e quis saber detalhes também sobre os precatórios devidos pelo município, os quais segundo Luís Nogueira, são os maiores do Estado de São Paulo.

Apresentação resumida da Lei Orçamentária 2016 - LOA - Planilha em anexo. 




Publicado em: 19 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Bebedouro homenageia funcionários municipais com  entrega de títulos nesta terça-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo 707, de 13 de outubro, de autoria da Comissão Especial constituída pelos vereadores João Vitor Alves Martins (PP), Otávio Manzi (PL) e Prof. Dr. Gandini (PT),...



Câmara de Bebedouro convida população para audiência pública sobre Orçamento 2026

A Câmara Municipal de Bebedouro realizará, no dia 5 de novembro, quarta-feira, às 19h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 57/2025, que estima a receita e fixa a despesa do muni...



Confira o resultado das votações desta quarta-feira

Em sessão ordinária ocorrida na noite desta quarta-feira (29), os vereadores de Bebedouro rejeitaram o projeto de lei e a emenda de autoria da vereadora Dra. Ivanete Xavier (PSD) que ampliava a obr...



Pauta: Vereadores participam hoje da 32ª sessão

Com uma pauta extensa, os vereadores participam hoje (29), a partir das 18h, da 32ª sessão ordinária do ano, com transmissão – ao vivo – pelo canal WebTV Câmara Bebedouro, no YouTube. Além d...



Vereadores aprovam Fundo Municipal de Esportes; veja outras votações

Em regime de urgência, a Câmara Municipal de Bebedouro aprovou nesta segunda-feira (22), em sessão ordinária, o projeto de lei do prefeito Lucas Seren que  cria o Fundo Municipal de Esportes e faz...



Audiência pública para discutir Plano Plurianual acontece nesta quarta-feira, às 19h

A Câmara Municipal de Bebedouro promoverá - nesta quarta-feira (22) - a partir das 19h, uma audiência pública com o objetivo de debater o Projeto de Lei nº 50/2025, que estabelece o Plano Plurianua...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!