O juiz Angel Tomas Castroviejo julgou improcedente a ação movida pelo vice-prefeito de Bebedouro, João Gustavo Spido, por danos morais, contra o presidente da Câmara, José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, e contra os vereadores Valdeci Ramos de Castro (DEM), o Sensei, Mestre Rodrigo da Silva (PDT) e Jesus Martins (PV).
A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) e diz respeito a pronunciamentos dos vereadores na tribuna da Câmara e durante entrevista ao programa jornalístico Módulo Informativo, da Rádio Iguatemi, no dia 5 de maio deste ano.
De acordo com o juiz, Gustavo Spido pretendia ser indenizado em decorrência de ofensas que teriam sido feitas pelos vereadores, mas – apoiado na Constituição Federal – a Justiça rejeitou o pedido feito pelo vice-prefeito, pois os vereadores têm imunidade parlamentar e a legislação garante pleno exercício do mandato eletivo, livre de perseguições de qualquer espécie.
“Os deputados e senadores”, sentenciou o juiz, “são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, tal imunidade, ademais, alcança os parlamentares em todas as suas manifestações que guardem relação com o exercício do mandato.”
A imunidade, conferida pela Constituição da República aos congressistas, segundo o juiz, é essencial ao livre exercício das funções no Poder Legislativo, e foi estendida aos vereadores pela Constituição Federal de 1988, conforme se verifica no seu art. 29, VIII. “O vereador tem plena liberdade de manifestar suas opiniões sobre os assuntos sujeitos a sua apreciação como agente político legalmente investido de mandato legislativo”, continuou o juiz.
Ainda de acordo com a sentença, o vereador, atuando no âmbito da circunscrição territorial do município a que está vinculado, não pode ser indiciado em inquérito policial e nem submetido a processo penal por atos que, qualificando-se como delitos contra a honra (calúnia, difamação e injúria), tenham sido por ele praticados no exercício de qualquer das funções inerentes ao mandato parlamentar: função de representação, função de fiscalização e função de legislação.
A prerrogativa da imunidade não se refere apenas à matéria penal, mas também abrange a seara cível. A imunidade parlamentar, ademais, se estende à divulgação pela imprensa, por iniciativa do congressista ou de terceiros. “Ante o exposto, julgo improcedente o pedido formulado na petição inicial, extinguindo o feito, com resolução do mérito, nos termos do art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil.”
Primeira derrota
Há cerca de dez dias, o juiz de Bebedouro, Hermano Flávio Montanini de Castro, rejeitou o mandado de segurança interposto pelo vice-prefeito João Gustavo Spido com o objetivo de anular a sessão legislativa ocorrida no dia 24 de maio deste ano que culminou com o arquivamento da denúncia apresentada por ele contra quatro vereadores por suposta quebra de decoro parlamentar.
A sentença foi publicada na edição de 6 de outubro do Diário Oficial do Estado de São Paulo, que além de negar a concessão do mandado de segurança, também impôs o pagamento das despesas do processo por Gustavo Spido. De acordo com o juiz, não houve qualquer irregularidade na sessão realizada pela Câmara sob a presidência do primeiro-secretário Carlos Renato Serotine (PV), o Tota. A Justiça não acatou nenhum dos argumentos utilizados pelo vice-prefeito na tentativa de anular aquela sessão.
Publicado em: 21 de outubro de 2010
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os alunos do quarto ano da EMEB Lellis do Amaral Campos visitaram o Poder Legislativo para conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos vereadores. A iniciativa partiu da professora Simone Co...
Os vereadores aprovaram a convocação do Senhor Lincoln Del Bianco de Menezes Carvalho, diretor do SASEMB (Serviço Assistencial dos Funcionários e Servidores Municipais de Bebedouro) para próxima...
Presidida pelo vereador Léo Munhoz (Podemos), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de Bebedouro para apurar irregularidades no transporte de pacientes da rede pública de sa...
Na 14ª sessão ordinária do ano ocorrida nesta segunda-feira (12), os vereadores de Bebedouro aprovaram o requerimento nº 61, de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) que convoca o diretor do S...
Os vereadores votam hoje o projeto de decreto legislativo que concede a Medalha Pedro Paschoal a diversos profissionais da Saúde: médico, enfermeiro, técnico em raio-X, dentista, escriturário, moto...
Os vereadores aprovaram o crédito suplementar no valor de R$3.900.00,00 (três milhões e novecentos mil reais) a fim de contratar uma empresa que será responsável pelo manejo de resíduos sólidos u...