Durante quase duas horas o diretor do Departamento de Habitação, Sr. Mario Pereira de Sá, esteve presente na Câmara, no último dia 17 (segunda-feira) para esclarecer dúvidas e reclamações referentes ao Programa habitacional Minha Casa, Minha Vida no Jardim Itália.
O diretor de habitação esclareceu todos os procedimentos adotados para classificação e desclassificação dos munícipes no Jardim Itália. Ele explicou que o programa surgiu no ano de 2009 e que ele é regido por uma portaria federal, e por conta disso está sujeito a regras que não partem do município, e sim de regras que são iguais em todo país.
O vereador do PV, Engenheiro Nasser questionou o surgimento de critérios após o sorteio dos contemplados e não antes do processo de seleção. O diretor explicou que os critérios são divulgados no diário oficial e que isso cabe ao ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal.
Já a vereadora Sebastiana Camargo (DEM) citou as casas do bairro Pedro Paschoal, onde pessoas conquistaram casas e depois locaram para terceiros. Ela contou que fez denúncias para CEF, mas o banco alegou que não poderia fazer nada, uma vez que os contemplados estavam com o pagamento em dia.
O vereador do PTB Paulo Bola cobrou se havia algum projeto habitacional voltado para os moradores em situação de risco, já que muitos deles haviam ficado de fora. Maria do Sá, respondeu que o programa vem sendo aperfeiçoado, mas ele segue as determinações legais.
Na vez do vereador Freitas, ele lembrou que a impressão dada foi que novos critérios foram implantados e questionou se havia caso de nepotismo no departamento de habitação. O diretor garantiu que não existe nepotismo no departamento dele.
O médico e vereador Dr. Tiago (PC do B) perguntou se havia algum plano habitacional para o funcionalismo público municipal. Sá respondeu que ainda não existe, mas que está buscando mecanismos para isso aconteça.
Os vereadores Sensei (DEM) e Dr. Fernando Piffer (PSDB) apontaram que muitas questões deveriam ser respondidas junto à Caixa Econômica Federal. O vereador do PSDB inclusive havia sugerido quem um representante da CEF deveria estar presente.
Já o democrata Beto Mazzeu argumentou se com os novos programas habitacionais seria possível aproveitar as inscrições remanescentes ou se era necessário novas inscrições. O diretor respondeu que as inscrições devem ser atualizadas, uma vez que as condições das pessoas podem mudar de acordo com o tempo.
O peemedebista Juliano Rodrigues elogiou o trabalho do departamento de Habitação, da Promoção Social e da Defesa Civil e afirmou que Bebedouro estava resgatando a credibilidade e o respeito da população.
O vereador Chanel (Solidariedade) reconheceu as importantes conquistas no plano habitacional realizado pelo ex-prefeito João Batista Bianchini, mas ressaltou que esse último processo foi o mais transparente.
E por fim o presidente da casa legislativa, Angelo Daolio, disse que as regras devem ser seguidas e informou que no próximo dia 20 será a entrega das casas.
Publicado em: 18 de março de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Acompanhados pelo professor Igor Alexandre de Almeida e pela inspetora de alunos, Luciana Talasso Nogaroli, estudantes do 4º ano da Emeb Maria Fernanda Lopes Piffer estiveram visitando a Câmara Mun...
Por unanimidade, o Plenário da Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 40/2025, de autoria do vereador Marcelo dos Santos de Oliveira (Solidariedade), o Tchelão, que declara de...
Até o dia 22 de agosto, a Câmara Municipal de Bebedouro estará recebendo indicações de docentes para concorrerem ao Diploma Professor Nota 10, instituído por decreto legislativo de autoria do ex-ve...
Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram a prorrogação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Saúde. A CPI é presidida pelo vereador Leo Munhoz (Podemos) e conta com...
As pessoas que cometerem crimes de maus tratos contra animais em Bebedouro serão obrigadas a arcar com as despesas do tratamento veterinário. É o que estabelece o projeto de lei nº 36, de autoria d...
O diploma Voluntário do Ano traz uma novidade em 2025. Pela primeira vez, fará uma homenagem póstuma ao mesmo tempo que entrega o diploma aos voluntários. Nesta edição será homenageada a ex-verea...