Notícias



Palestra sobre gravidez precoce é sucesso no Centro Universitário Unifafibe




Cerca de 230 pessoas acompanharam atentas e também participaram diretamente da audiência pública sobre gravidez precoce promovida pela Câmara Municipal de Bebedouro, no Centro Universitário Unifafibe, na última sexta-feira (15), à tarde.
 
O evento foi uma iniciativa do vereador Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o Dr. Tiago, e contou com a participação da ex-deputada estadual e integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, Sarah Munhoz, de conselheiros tutelares de Bebedouro, integrantes da Rede Criança, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino, estudantes e agentes comunitários de saúde. Os vereadores Paulo Bola (PTB) e Sebastiana Tavares (DEM) também prestigiaram o evento.
 
No início da audiência, Dr. Tiago apresentou números alarmantes sobre a gravidez de adolescentes em Bebedouro, chegando a mencionar ocorrências com meninas de 12 anos. Os dados mostraram que a cada ano o número de gravidez entre meninas de 12 a 19 anos só tem crescido. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 45 casos. Se comparados à média nacional, os casos na cidade representam quase o dobro da média.
 
Para a ex-deputada Sarah Munhoz, que foi bastante aplaudida na audiência por sua franqueza e espontaneidade ao tratar do assunto, muitos são os fatores que influenciam nos números e tudo isto passa pela educação familiar, cultural e até religiosa. As consequências de uma gravidez precoce são as piores possíveis na avaliação da especialista e o abandono dos estudos é uma delas. “Não é brincadeira ficar grávida”, afirmou.
 
Sobre a utilização de anticoncepcionais por adolescentes, o  ginecologista Sérgio Viganó foi categórico ao não recomendar o seu uso nesta fase da vida. “Hormônio é um remédio e precisa de prescrição médica e o corpo precisa estar preparado para recebê-lo.”
 
 A implantação urgente de novas políticas públicas para reduzir os casos de gravidez precoce foi a tônica do evento, como a implementação de um sistema de informação, atualização de registros, atenção diferenciada para os adolescentes, maior acessibilidade aos serviços públicos de orientação e programas de educação da sexualidade na comunidade educativa e social.
 
A promoção do acesso ao pré-natal, o acompanhamento psicológico e estrutural durante a gravidez, o planejamento familiar e a capacidade de jovens com expectativa e efetividade do mercado de trabalho e melhoria na expectativa de vida foram outras das medidas destacadas.
 
Para Sebastiana  Tavares (DEM), é preciso conscientizar a todos sobre a importância da paternidade responsável. Na opinião da coordenadora da Rede Criança, Lucimara Lopes, a responsabilidade é de todos e as medidas propostas precisam sair do papel. “O cenário vem carregado de políticas públicas para a criança e adolescente”, comentou. Ela ainda cobrou: “Quando é que elas serão efetivamente colocadas em prática?”.
 
Ao final do debate, que contou com a participação direta de dezenas de adolescentes, Sarah Munhoz fez uma avaliação positiva do evento e cumprimentou a todos pelo interesse. “Vieram para cá e fizeram um exercício de cidadania.”
 
Dr. Tiago, responsável pela audiência pública, destacou a importância de se promover um fórum que dure pelo menos uma semana para discutir e conscientizar ainda mais não só as adolescentes, mas toda a sociedade em relação às suas responsabilidades. Ele agradeceu a todos pela participação.
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza segunda sessão do ano

Os vereadores se reúnem hoje (09), segunda-feira, às 18h, para a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal. Como não há projetos na pauta de votação, o foco será a Palavra Livre e a Explicação...



Câmara de Bebedouro recebe até esta terça-feira indicações de mulheres para homenagens na Semana do Dia Internacional da Mulher  

  A Câmara Municipal de Bebedouro está recebendo indicações de mulheres que vêm se destacando em trabalhos sociais e na defesa dos direitos da comunidade para serem homenageadas durante a Semana e...



Vereadores aprovam projeto de lei que consolida o Sistema Único de Assistência Social de Bebedouro

Em sessão extraordinária ocorrida nesta segunda-feira (2), os vereadores de Bebedouro aprovaram o Projeto de Lei nº 2026, que institui a Política Municipal de Assistência Social. A medida estabelec...



Vereadores aprovam reajuste em pagamentos de condenações judiciais do Município

Os vereadores aprovaram o projeto que atualiza o teto das Obrigações de Pequeno Valor (OPV) em Bebedouro. O novo limite para que a Prefeitura quite dívidas judiciais sem entrar na fila dos precatór...



Câmara convoca diretor de Obras para prestar esclarecimentos sobre zona norte

O plenário da Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o requerimento de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que convoca o titular da Pasta de Obras, Leonardo Ornelas, para prestar esclarecimento...



Presidência da Câmara de Bebedouro publica carta de esclarecimento ao funcionalismo

Com o objetivo de esclarecer uma declaração feita durante a 2ª Sessão Extraordinária do ano, quando foi utilizada a expressão “vocês têm um mínimo de QI”, o presidente da Câmara de Bebedouro, verea...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!