Reunidos com vereadores e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, Departamento de Educação e do Ministério Público na manhã desta terça-feira (5), no plenário Arnaldo de Rosis Garrido, conselheiros municipais de acompanhamento e controle dos recursos do Fundeb propuseram a redução no atendimento às crianças e adolescentes em escolas de período integral como uma das alternativas para amenizar a queda de receita no órgão, mas a proposta foi rechaçada pelo promotor de Justiça Herbert Oliveira.
O representante do Ministério Público, que já está em sua segunda reunião sobre o tema, destacou o princípio da proibição do retrocesso de políticas públicas. “O Estado não pode interromper as garantias constitucionais”, comentou, citando o jurista Gilmar Mendes. “Conquistas não podem ser suprimidas nem reduzidas.”
Números divulgados pela presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle dos Recursos do Fundeb, Rosana Xavier dos Santos Bartholo, revelaram que só no mês de junho deste ano a queda nas receitas foi de R$ 1 milhão em relação ao mesmo mês do ano passado. O acumulado das perdas de um ano para outro já chega a R$ 2 milhões.
Na avaliação do promotor Herbert Oliveira, que também esteve acompanhado pelo colega do Ministério Público, promotor Fábio Roberto Rossi Constantini, é preciso buscar outras alternativas para a redução das despesas e não na supressão ou redução do ensino.
Ainda de acordo com Rosana Bartholo, parte dos recursos sai dos cofres municipais, mas a maior parcela vem dos cofres da União - acompanhando a arrecadação da cidade, para bancar despesas com pessoal, materiais pedagógicos, estrutura física e até com água, energia elétrica e transporte, contudo a verba não tem sido suficiente nem para os gastos básicos, conforme queixou-se na reunião.
A reunião contou ainda com as participações do presidente da Câmara, Ângelo Daólio (PSDB), e dos vereadores Engenheiro Nasser (PV), Sebastiana Camargo (DEM), Luiz Carlos de Freitas (PT), Fernando Piffer (PSDB), Paulo Bola (PTB) e Juliano César Rodrigues (PMDB).
Na avaliação do promotor Herbert Oliveira, esta não é a melhor alternativa para solucionar o problema de receita. A opinião dele foi compartilhada pelos vereadores Luiz Carlos de Freitas (PT) e Engenheiro Nasser (PV), que juntamente com o vereador Paulo Bola (PTB) tiveram - ainda no início deste ano - um requerimento aprovado pelo Plenário da Câmara alertando para as finanças do Fundeb.
Presente na reunião, a diretora do Departamento Municipal de Educação (Demec), Ana Sílvia Bergantini Miguel, disse não contar com esta alternativa proposta pelos conselheiros do Fundeb. “Não queremos isso”, destacou. A escola de tempo integral, que teve início em 2008 em Bebedouro, segundo ela, além de oferecer oportunidade de engrandecimento cultural, também oferece uma proteção social às crianças e adolescentes.
Quanto à possibilidade de novas contratações de profissionais, como por exemplo, de um docente auxiliar na tentativa de reduzir despesas – proposta pelo Fundeb - Ana Sílvia prontamente descartou.
Publicado em: 05 de agosto de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Premiados Trabalhador do Ano GCM Aparecido Miranda Junior Honra ao Mérito Antonio Nakasato Antônio Tescarolo Filho Arthur Francisco dos Santos Fernandes Gouvêa Benedit...
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Bebedouro, advogado Rogério Valverde, abriu seu pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (28), celebrando o início o...
A Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene nesta quarta-feira (30), a partir das 19h, para a entrega do título de Trabalhador do Ano 2025 ao guarda civil municipal Aparecido Miranda Juni...
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurará eventuais irregularidades no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) foi definida na sessão legislativa desta segunda-feira (28)...
Após representação protocolada pelos munícipes Adenilson Luiz Dalmazo, Luiz Fabiano Leme Machado, Raquel Aparecida Kobal Silva, André Ricardo Dias e Daniela Francisco Garbi Pulze, os vereadores de...
Acaba de ser eleito o Trabalhador do Ano 2025: trata-se do guarda civil municipal Aparecido Miranda Júnior. Ele recebeu 15 indicações ao título e seu nome foi o escolhido por uma comissão formada p...