Notícias



Com presença de professores e estudantes, Câmara discute violência nas escolas




A chuva não foi suficiente para impedir a presença de professores, diretores, estudantes e profissionais da segurança pública na última quinta-feira (30) para debaterem em audiência pública o aumento da violência nas escolas. A presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (APEOESP) – maior sindicato da América Latina – Maria Izabel Azevedo Noronha esteve presente e trouxe dados alarmantes referentes ao avanço da violência. Ela mostrou que as escolas centrais têm registrado índices semelhantes às escolas periféricas.

O vereador Jorge Cardoso (PSD) – um dos responsáveis pela realização da audiência – lamentou que a Diretoria de Ensino não retornou aos telefonemas realizados e muito menos enviou um representante para discutir o tema.

Já Paulo Bola (PMDB) também se posicionou sobre o descaso da Diretoria de Ensino em não enviar um representante e disse que já acompanhou o descaso do órgão para com os professores. O vereador Nasser (Rede) aproveitou para falar que tem um projeto de lei sobre violência nas escolas tramitando na casa legislativa e que já fez ações junto à Diretoria de Ensino para que voltem com os professores mediadores.

Rogério Mazzonetto (PDT) perguntou a posição da presidenta Bebel referente à Escola Sem partido. Ela respondeu que defende uma escola plural e que a ideia da escola sem partido é um retrocesso e uma farsa. A democrata Sebastiana Tavares fez coro à presidenta: “Jamais passará nessa casa o projeto Escola Sem Partido”.

Para discutir o papel da segurança estiveram presentes o delegado José Eduardo Vasconcelos, o capitão da PM Flávio de Mira Darbo e o comandante da GCM André Rosa. O público também participou por meio de relatos de caso, observações e perguntas à mesa de autoridades. Também acompanhou a audiência o secretário da SEMEB Rodolfo Rodrigues que disse que as escolas municipais já sentem o reflexo da violência.

Uma das participantes da audiência relatou que sua filha foi agredida dentro da escola por uma mãe de aluna e que a direção assistiu à cena e não a defendeu. Inconformada ela perguntou aos presentes se eles estariam prontos para um dia buscarem os corpos de seus filhos em uma escola.

Ao fim da audiência, Cardoso comprometeu-se a enviar uma moção de apoio para que voltem os professores mediadores na sala de aula, além da realização de novas reuniões para debater o tema. O vereador também assina um projeto de lei junto com outros colegas que versa sobre violência nas escolas municipais.


Publicado em: 01 de dezembro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Bebedouro homenageia funcionários municipais com  entrega de títulos nesta terça-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo 707, de 13 de outubro, de autoria da Comissão Especial constituída pelos vereadores João Vitor Alves Martins (PP), Otávio Manzi (PL) e Prof. Dr. Gandini (PT),...



Câmara de Bebedouro convida população para audiência pública sobre Orçamento 2026

A Câmara Municipal de Bebedouro realizará, no dia 5 de novembro, quarta-feira, às 19h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 57/2025, que estima a receita e fixa a despesa do muni...



Confira o resultado das votações desta quarta-feira

Em sessão ordinária ocorrida na noite desta quarta-feira (29), os vereadores de Bebedouro rejeitaram o projeto de lei e a emenda de autoria da vereadora Dra. Ivanete Xavier (PSD) que ampliava a obr...



Pauta: Vereadores participam hoje da 32ª sessão

Com uma pauta extensa, os vereadores participam hoje (29), a partir das 18h, da 32ª sessão ordinária do ano, com transmissão – ao vivo – pelo canal WebTV Câmara Bebedouro, no YouTube. Além d...



Vereadores aprovam Fundo Municipal de Esportes; veja outras votações

Em regime de urgência, a Câmara Municipal de Bebedouro aprovou nesta segunda-feira (22), em sessão ordinária, o projeto de lei do prefeito Lucas Seren que  cria o Fundo Municipal de Esportes e faz...



Audiência pública para discutir Plano Plurianual acontece nesta quarta-feira, às 19h

A Câmara Municipal de Bebedouro promoverá - nesta quarta-feira (22) - a partir das 19h, uma audiência pública com o objetivo de debater o Projeto de Lei nº 50/2025, que estabelece o Plano Plurianua...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!