Notícias



Atualização da planta genérica não será de uma vez, garante Angela Brunelli




Em audiência pública sem a presença do público, a diretora do Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Angela Brunelli – explicou que após onze anos sem nenhuma revisão na planta genérica, o cálculo será feito de forma progressiva caso o projeto seja aprovado pela Câmara.

A diretora explicou que sem a devida arrecadação a prefeitura não consegue nem manter uma equipe de manutenção nas ruas, o que acaba penalizando as vias na época das chuvas.

O cálculo será feito da seguinte forma: 15% para o ano de 2019, mais 10,6% sobre esse valor em 2020. Para o ano de 2012, o percentual vai a 12,60% e em 2022 para 12,61%. Por fim, em 2023, o reajuste é de 11,72%.

O vereador Paulo Bola (MDB) defendeu que a audiência deveria também se estender aos distritos e bairros afastados do centro para que haja uma maior participação popular. Já Jorge Cardoso (PSD) fez considerações sobre a especulação imobiliária e ao questionar sobre o IPTU progressivo – quando o valor a ser cobrado é maior para os imóveis subutilizados – Brunelli explicou que já existe em lei, mas reconheceu que a pressão para que não seja aplicado é muito forte.

Os vereadores Nasser (Rede) e Sebastiana (DEM) defenderam que a planilha seja disponibilizada de forma pública para que assim os moradores possam saber o aumento que cada imóvel terá. A diretora do Planejamento prometeu consultar o jurídico para saber se não há impedimento legal para isso, uma vez que torna pública informações dos munícipes.

Já a vereadora Mariangela Mussolini (MDB) questionou se existe alguma previsão de isenção de IPTU para ONGs, mas a resposta foi negativa. O vereador Silvio Delfino (PSDB) quis saber sobre a cobrança do IPTU para as áreas que não possuem o devido asfalto, esgoto e outras melhorias. De acordo com a diretora, essas pessoas pagam um valor diferenciado das pessoas em que o bairro conta com toda a infraestrutura.

Ao ser questionada pelo vereador Rogério Mazzonetto (PDT) se não configuraria renúncia de receita o fato de ficar tanto tempo sem atualizar a planta genérica, Brunelli respondeu que não teria conhecimento jurídico para tal resposta. E por fim o presidente da casa legislativa, vereador Chanel (SD), agradeceu a presença dos participantes e afirmou que não existe milagre sem arrecadação.


Publicado em: 05 de dezembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara celebra Dia do Professor com entrega do Diploma Professor Nota 10

Em sessão solene ocorrida na noite desta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Bebedouro comemorou o Dia do Professor entregando o Diploma Professor Nota 10 João Batista Giglio Villela à profess...



Audiência pública para discutir Plano Plurianual é agendada para o dia 22

A Câmara Municipal de Bebedouro agendou para o dia 22 de outubro, às 19h, uma audiência pública com o objetivo de debater o Projeto de Lei nº 50/2025, que estabelece o Plano Plurianual (PPA) do mun...



Câmara aprova convocação do diretor de Meio Ambiente para esclarecer “Taxa do Lixo” e coleta

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou requerimento do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) solicitando a convocação do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente e responsável técnico do Saaeb...



Confira como ficaram as votações na Câmara nesta segunda-feira

Durante a 30ª sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Bebedouro, nesta segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o requerimento apresentado pelo vereador Prof. Dr. Gandini (PT) solicitan...



Legislativo homenageia professores nesta quarta-feira com Diploma Professor Nota 10

A Câmara Municipal de Bebedouro promove sessão solene nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, para a entrega do Diploma Professor Nota 10 João Batista Giglio Villela à professora Ana Sílvia Berg...



Câmara de Bebedouro vota três requerimentos em sessão ordinária nesta segunda-feira

Sem projetos legislativos na pauta, a Câmara Municipal de Bebedouro realiza nesta segunda-feira (13) sua 30ª sessão ordinária do ano, marcada para as 18h. Na ordem do dia, os vereadores irão discut...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!