Nilton Santos

Write on Quinta, 25 Abril 2019

A Câmara Municipal de Bebedouro realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (25) para a entrega dos títulos de Trabalhador do Ano e Honra ao Mérito em comemoração aos 135 anos de fundação da cidade e ao Dia do Trabalho.

 

Neste ano, o título ficou com a enfermeira Michiko Saito Yamada, que desde o início dos anos 90 atua na Secretaria Municipal de Saúde.

 

Já o título de Honra ao Mérito foi entregue a outros 20 trabalhadores também indicados ao título. O vereador Professor Jorge Cardoso (PSD) presidiu a sessão, que contou com discursos do presidente da Câmara, vereador Tota (SD), vereador Chanel (SD) - que integrou a comissão que elegeu o Trabalhador do Ano - Professor Jorge (PSD), do prefeito Fernando Galvão Moura e da ganhadora do título neste ano, Michiko Yamada.

 

A Casa ficou lotada para a solenidade. Também estiveram presentes os vereadores Engenheiro Nasser (Rede), Juliano Cesar (PSD), Artur Ernesto Henrique (DEM), Paulo Bola (MDB), Mariangela Mussolini (MDB) e Rogério Mazzonetto (PDT).

Write on Terça, 16 Abril 2019

O Vereador Silvio do Pão de Queijo, cobra por meio de indicação, do Poder Executivo a construção de canaleta na Rua Carlos Busse Junior com Rua Thomaz Heguedussuh, no Jardim Vale do Sol. Moradora do local diz que há cinco anos pede pelo benefício por ser grande o volume de água pluvial que desce até o cruzamento das vias. O acúmulo de água empoçada vem aumentando a deformidade no asfalto, que já possui buracos com pedras soltas, com risco de acidente aos pedestres.

Residentes na rua Carlos Busse Jr. altura do número 221 também pedem pela construção de lombada, já que a movimentação de veículos é grande e muitos motoristas abusam da velocidade. Para que o redutor seja construído é preciso executar a operação tapa-buraco. 

Rua Pedrina 

Indicação do Vereador Silvinho do Pão de Queijo apresentada na sessão de segunda-feira (15/04), na Câmara Municipal, mostra a precariedade do asfalto na rua Pedrina Mendes Rosis, entre as ruas Manoel Coelho e Frei Clemente Grassi, no Jardim Júlia. 

O quarteirão está com grande quantidade de buracos, representando perigo para quem circula com veículos, além de ser local para acúmulo de água – ideal para criadouro do mosquito Aedes aegypti – transmissor de várias doenças. Por estar com buracos, o mato vem crescendo na lateral, ocupando sarjeta e guia. Há muitas pedras soltas, inclusive na entrada de garagens, atrapalhando moradores da localidade. 

Colaborou: Sandra Legal/Assessoria

 

Write on Sexta, 12 Abril 2019
Em sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (12), a Câmara de Bebedouro promoveu a entrega da Medalha Dr. Pedro Paschoal a 20 funcionários do Departamento Municipal de Saúde indicados pelos próprios colegas.
 
A medalha é uma iniciativa dos vereadores Fernando Piffer e Silvinho do Pão de Queijo, ambos do PSDB, e tem por objetivo reconhecer, publicamente, o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde de Bebedouro. "Verdadeiros guerreiros e amantes da saúde pública", assim se manifestou o vereador Fernando Piffer em discurso na tribuna da Câmara.
 
Ao destacar a sua alegria, Fernando Piffer afirmou ainda que a solenidade tem por objetivo deixar sempre viva a história de dr. Pedro Paschoal, que foi um exemplo de médico e político bebedourense. Ao se dirigir aos homenageados, o vereador destacou que todos têm se superado em suas tarefas diárias e extraído grandes lições das dificuldades por amor à saúde pública.
 
A premiação atraiu grande público à Câmara, entre amigos, colegas de trabalho e familiares dos homenageados. Já entre as autoridades, além de Piffer, compareceram os vereadores Silvinho do Pão de Queijo, Paulo Bola (MDB), Chanel (SD), Mariangela Mussolini (MDB), Artur Henrique (DEM), Engenheiro Nasser (Rede) e o presidente da Casa, vereador Carlos Renato Serotine (SD), o Tota.
 
A vereadora licenciada e atual diretora do Departamento Municipal de Habitação, Sebastiana Tavares, representou o prefeito Fernando Galvão. Ao discursar, falou das dificuldades enfrentadas pelos servidores da saúde e sobre os seus avanços nos últimos 20 anos.
 
O presidente da Câmara, em seu pronunciamento, disse que a condecoração dos profissionais da saúde representa toda a gratidão do povo bebedourense. “Espero que muito mais ainda seja concedido a vocês”, concluiu Tota se colocando à disposição da categoria.

 

Write on Terça, 09 Abril 2019
Em sessão solene marcada para as 20 horas desta sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Bebedouro realizará a entrega da Medalha Dr. Pedro Paschoal em homenagem à saúde a 20 profissionais da área.
 
A honraria foi criada pelos vereadores Fernando José Piffer e Silvinho do Pão de Queijo objetivando reconhecer, a cada ano, o trabalho dos funcionários da saúde que estão fazendo a diferença em suas áreas de atuação.
 
A cada ano, os próprios trabalhadores da saúde se reúnem e elegem um colega de cada setor para receber a medalha, num total de 10 trabalhadores, porém como não houve a solenidade no ano passado. No dia 12 de abril estarão sendo condecoradas com a medalha 20 pessoas.
 
São elas:

 

AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS 2018      

Elaine Nunes Bossi

 

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE 2018

Eduardo de Souza Neto

 

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL 2018

Isabel Ap. de Sá

 

ATENDENTE 2018

Natália Guariglia

 

DENTISTA 2018

Dra. Angela Pereira Santos Borges

 

ENFERMEIRA 2018

Lucineia Faccio Nobre Braga

 

MÉDICO 2018

Dr. Parabuçu Machado

 

MOTORISTA 2018

Jair Miguel de Jesus

 

SERVIÇOS GERAIS 2018

Olívia de Fátima Germano

 

TÉCNICO DE ENFERMAGEM 2018

Rosimay Aparecida Braga

 

 ------------------------------------------------------------------------------------- 

 

AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS 2019      

Juliana Vieira

 

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE 2019

Ana Paula Evangelista

 

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL 2019

Wanda Stall

 

ATENDENTE 2019

Daise Maria Albino de Oliveira

 

DENTISTA 2019

Dr. Fernando Antonio Sandoval Janini

 

ENFERMEIRA 2019

Michiko Saito Yamada

 

MÉDICO 2019

Dr. Guilherme Navarro de Oliveira

 

MOTORISTA 2019

Sergio Luis Angelo

 

SERVIÇOS GERAIS 2019

Aparecida de Souza Almeida

 

TÉCNICO DE ENFERMAGEM 2019

Ana Lúcia da Silva

Write on Segunda, 01 Abril 2019
Por unanimidade, os vereadores de Bebedouro aprovaram na noite desta segunda-feira (1º), em sessão ordinária, o projeto de lei nº 23/2019, de autoria do prefeito Fernando Galvão Moura que dispõe sobre a reorganização administrativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb).
 
Além da mudança no nome para Saaeb Ambiental, o projeto também  cria as funções de presidente, chefe de gabinete, controle interno e assessoria de imprensa e define os vencimentos destes e dos demais cargos que já existem e define suas formas de provimento, carga horária e tabela de progressões na carreira. O projeto ainda trata dos vários departamentos, seções e divisões que já existem e de outras que passam a existir.
 
Para uma galeria lotada, o líder do prefeito na Câmara, vereador Artur Ernesto Henrique (DEM), justificou que o projeto valoriza os funcionários do Saaeb e concede garantias.
 
Engenheiro Nasser (Rede) confessou que via com preocupação uma votação de afogadilho de um projeto tão relevante, que ao mesmo tempo que pode vir a beneficiar os servidores do Saaeb, também pode trazer prejuízos.
 
Fernando Piffer (PSDB) enalteceu a idoneidade dos funcionários do Saaeb e também criticou a forma com que se pediu a votação da proposta em apenas uma semana. Ele criticou o fato do projeto ter chegado apenas sete anos após a posse do atual prefeito e ainda com falhas.
 
Em seu pronunciamento, Juliano Cesar (PSD) ressaltou que o mesmo trabalho que está sendo feito pela reorganização administrativa do Saaeb deve ocorrer também na Prefeitura. Na opinião de Juliano, a proposta corrige injustiças.
 
Ao destacar que os vereadores e a Prefeitura querem o bem dos funcionários, Chanel (SD) frisou que o diálogo deve sempre prevalecer. Ele cumprimentou o prefeito Fernando Galvão por ter tido o  bom senso de encaminhar o projeto à Câmara depois de muito aguardado por todos.
 
O vereador Paulo Bola (MDB) garantiu que há muitas falhas no projeto, as quais devem ainda ser esclarecidas junto aos procuradores do Saaeb. Já Rogério Mazzonetto (PDT) afirmou que vota bem à vontade a favor do projeto, pois contou com a credibilidade das assessorias jurídicas da Câmara e do próprio Saaeb. “O projeto pode ser melhorado, mas o mais importante é que o Saaeb sai fortalecido desta votação.”
 
Último a se manifestar acerca do projeto, Professor Jorge Cardoso (PSD) assegurou que também vota com tranquilidade a proposta, embora esteja um pouco longe da perfeição.
 
Professor Jorge, por sua vez, enalteceu a presença dos funcionários do Saaeb na Câmara, o que garantiu uma votação favorável unânime.

 

Write on Segunda, 01 Abril 2019
Os vereadores de Bebedouro votam  hoje (1º), a partir das 20 horas, em sessão ordinária, requerimento de autoria do vereador Engenheiro Nasser (Rede) em que são solicitadas informações sobre as obras de drenagem de águas pluviais que estão ocorrendo na Av. Santos Dumont, próximo ao CSU Tancredo de Almeida Neves, no Jardim Cláudia.
 
Entre outras informações, Nasser solicita o projeto, acompanhado de estudo hidrológico, memoriais de cálculo e descritivo e do cronograma físico-financeiro das obras. O vereador também solicita informações sobre as obras de instalação de galerias pluviais a partir do Parque Residencial Eldorado.
Write on Sexta, 29 Março 2019

Depois de várias idas e vindas à Agência do INSS em Araraquara e até em Brasília, o presidente da Câmara, vereador Carlos Renato Serotine (SD), o Tota, recebeu a confirmação – hoje (29) – de que será mantida a realização das perícias médicas em Bebedouro.

Na manhã desta sexta-feira (29), Tota esteve em Araraquara e aguardava para o final desta tarde a confirmação da notícia. O presidente se disse satisfeito e aliviado com a decisão do INSS, a qual poupará os bebedourenses de terem de ir a Jaboticabal para a realização das perícias para fins de aposentadoria, permanência de benefícios e outras convocações feitas pela Previdência.

“Graças a Deus a nossa cidade pode ficar tranquila”, disse Tota. “Quando fiquei sabendo que as perícias poderiam passar a ser feitas em Jaboticabal nem acreditei e comecei a buscar formas de evitar que isto acontecesse, e enfim, deu tudo certo, o clamor do povo bebedourense foi ouvido.”

Write on Quinta, 28 Março 2019
A enfermeira Michiko Saito Yamada, que atua no Secretaria Municipal de Saúde de Bebedouro, foi eleita na tarde desta quinta-feira (28) a Trabalhadora do Ano 2019. A sessão solene de premiação está prevista para o dia 25 de abril e, marca não somente a comemoração do Dia do Trabalho, mas também abre – no Legislativo – as comemorações oficiais pelo aniversário de fundação de Bebedouro.
 
Michiko foi escolhida - dentre 21 nomes indicados ao título neste ano - por uma comissão formada pelos vereadores Silvinho do Pão de Queijo (PSDB), presidente; Chanel (SD), relator; e Artur Henrique (DEM), membro. A indicação do nome da enfermeira partiu da própria direção da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Natural da cidade de Carlópolis (PR), Michiko Saito Yamada formou-se em enfermagem na PUC-PR e foi trabalhar no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde conheceu seu futuro esposo, o médico Wilson Yamada. Se mudaram para Bebedouro quando Wilson recebeu um convite para trabalhar na cidade.
 
Michiko ingressou na Prefeitura de Bebedouro em janeiro de 1992 por meio de concurso público, desempenhando a função de enfermeira na Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. Cauby Campello Bessa.
 
Entre suas qualidades apontadas no ofício protocolado na Câmara, a secretária de Saúde Sônia Maria Junqueira Franco destacou a presteza, a solidariedade, o companheirismo e, acima de tudo, o profissionalismo que fazem de Michiko uma trabalhadora exemplar e digna de homenagens.