Vereadores aprovam projeto que acaba de vez com tráfego de canavieiros em Andes

Por unanimidade, os vereadores de Bebedouro aprovaram nesta semana – em sessão extraordinária – o projeto de lei nº 96/2018 – de autoria do Poder Executivo – que põe fim à circulação de caminhões canavieiros nas vias públicas do povoado de Andes.

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Fernando Galvão Moura para votação após mobilização dos moradores de Andes, a qual culminou com a realização de uma audiência pública encabeçada pela Câmara Municipal, no próprio povoado.

Com a audiência, um documento foi gerado e encaminhado à Promotoria Pública e policias para as devidas providências. No documento, os moradores exigiam o fim do tráfego de caminhões transportando cana-de-açúcar por entre as ruas do povoado sob a alegação de danos às vias públicas, residências, comércio, meio ambiente e os riscos à saúde e à segurança da população, sobretudo crianças e idosos.

Com a aprovação do projeto, que cumpre decisão da Justiça, e atende também à legislação municipal, as usinas terão de direcionar o trânsito para as estradas rurais que serão desafetadas para alienação e liberadas para os caminhões como rota alternativa.

Durante discurso na tribuna da Câmara, segunda-feira (10), a vereadora Sebastiana Tavares (DEM)  agradeceu ao presidente Chanel (SD) pelo apoio nesta luta em prol dos moradores de Andes e disse esperar que os moradores do Jardim União e do Jardim São Carlos, que também enfrentam os mesmos problemas com a circulação dos canavieiros, também possam ser beneficiados com a medida.

Para Chanel, a proibição dos caminhões em Andes representa o  primeiro passo para que novos setores de Bebedouro possam ser atendidos em suas reivindicações.

Fernando Piffer (PSDB) destacou a importância do Poder Legislativo nesta conquista. “A Câmara está defendendo a população sem prejudicar ninguém.” Paulo Bola (MDB) completou dizendo que a Prefeitura, por sua vez, apenas cumpriu uma decisão provocada pelos moradores de Andes e pelos vereadores ao encaminhar o projeto de lei para votação na Câmara.