Obedecendo aos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao distanciamento de pessoas e ao uso de máscaras pelos participantes, a Câmara Municipal de Bebedouro sediará na próxima sexta-feira (29), nos períodos da manhã e da tarde, duas audiências de prestação de contas da Prefeitura. As audiências dizem respeito às ações e despesas do município no período de janeiro e abril deste ano. A primeira a prestar contas, sem a presença do público – mas com live ao vivo - será a Secretaria Municipal de Saúde, a partir das…
Encaminhado ao Poder Legislativo todo o processo relativo à prestação de contas da Prefeitura de Bebedouro, a qual a exemplo das contas de 2013 – primeiro ano do Governo Galvão – também foi rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). O processo tramita desde 2018 quando foi emitido – pela primeira vez – parecer desfavorável às contas de 2016. Diante da rejeição, o município recorreu, mas sem sucesso, e agora os rumos serão decididos em votação no Plenário da Câmara. São cerca de 900 páginas. Nelas,…
Em virtude da antecipação do feriado estadual de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista) para esta segunda-feira (25), a 16ª sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Bebedouro acontecerá hoje, terça-feira, dia 26. O horário permanece o mesmo: às 20 horas. Na ordem do dia está o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Paulo Bola (MDB), que declara de utilidade pública municipal o Instituto Estrela.
Usando a Tribuna na sessão ordinária de segunda-feira (18/05), o vereador Silvinho do Pão de Queijo (PSDB) reclamou dos pedidos não atendidos, ressaltando ser preciso um trabalho sério, que atenda ao anseio dos munícipes e faça a cidade avançar. “A pessoa cobra do vereador, mas esse não tem culpa, os pedidos – indicações são feitas, mas não atendidas, a culpa é de quem está à frente”, disse. Silvinho comentou que muitos diretores não atendem nem mesmo o telefone com a alegação que estão em reunião. “É desgastante”, lamentou o vereador…
Chanel disse que falta ao prefeito coragem administrativa para tomar decisões e que ele tem maquiado os dados para apenas justificar o seu governo. O vereador disse que em Barretos o shopping está funcionado seguindo as orientações de Saúde e que em Bebedouro, as pessoas têm ido para fora comprar aquilo que não conseguem no comércio, gerando um duplo problema: gastam o dinheiro em outra cidade e ainda correm o risco de se contaminarem. O vereador criticou também a forma que a população é informada sobre os casos de COVID-19.…
O vereador Rogério Mazonetto (DEM) confirmou que o prefeito está aberto ao diálogo e que buscará alternativas junto aos representantes de academias e segmentos ligados às igrejas para ambos consigam atender as reivindicações. Mazzonetto agradeceu publicamente o apoio do subdiretor Rogerio Valverde e a todos os setores que têm procurado o vereador para tratar desse tema. “Basta a gente ter coerência e esperar nesse momento difícil uma inovação para deixar todos seguros”.
Além do cuidado para com a saúde, o período de distanciamento social traz um outro grave problema: a aumento de casos de violência contra a mulher. Essa informação foi levada à tribuna pela vereadora Mariangela Mussolini (MDB) e explicou que conforme nota do Ministério Público, a casa é local mais perigoso para uma mulher, já que a maioria dos feminicídios ocorre no lar. Além do sexo feminino, as crianças e adolescentes também são vítimas de abuso e o índice tende a aumentar. A vereadora alertou também para sinais como depressão,…
O vereador Fernando Piffer (PSDB) exibiu um vídeo de um cidadão que perdeu um parente em Bebedouro, já que não havia vaga de UTI na cidade e precisou ser transferido para Barretos. Essa situação causou uma indignação: Bebedouro tem ou não tem leito de UTI? Para o vereador, essa situação é mais uma mentira do Executivo. “O povo é sábio, sente na pele as dificuldades, a falta de acesso, sente na pele que a informação é mentirosa, o povo sabe o que está acontecendo”. Por fim, o vereador lamentou os…
O vereador Juliano Cesar (SD) classificou como fake news as informações de que ele teria organizado um torneio de pipa no Tancredão em plena pandemia. No local havia crianças, adolescentes, pais e aglomeração de pessoas. Juliano explicou que durante o seu primeiro mandato, ele organizou sim alguns torneios, mas que devido a alguns conflitos e desvio de finalidades, ele deixou de organizar os torneios. “Sou uma pessoa do bem. Seria muito infeliz em organizar um torneio a essa altura do campeonato, em época de pandemia”.
O presidente da Câmara, Carlos Renato Serotine (SD), usou a tribuna para rebater as últimas informações divulgadas pela Gazeta de Bebedouro, tanto em relação ao duodécimo como aos supersalários da Câmara. Tota disse que havia explicado ao periódico por meio de ofício de que ele não pode abrir mão do duodécimo (dinheiro mensalmente que é enviado à Câmara pela prefeitura), visto que é algo aprovado em lei e ele não pode renunciar a receita, mas que à semelhança dos anos anteriores, o Legislativo economizaria o dinheiro e devolveria no fim…
O vereador Nasser (PDT) entrou com uma representação no Ministério Público contra o aumento da conta de água. Ele foi o primeiro vereador a apontar que o aumento estava acima da inflação e disse que o prefeito daria um presente de grego à população. Assim que chegaram as primeiras contas após o aumento, os bebedourenses sentiram no bolso o valor do reajuste. Nasser diz esperar o posicionamento do Ministério público e classificou o aumento abusivo, bem acima da inflação e ainda dado durante a pandemia, em um momento que muitos…
A quase centenária Assembleia de Deus – Ministério de Santos ganhou uma moção de aplausos e congratulações proposta pelo vereador Artur Henrique (DEM) em comemoração ao seu noningentésimo sexto aniversário. O documento será encaminhado ao pastor Paulo Alves Correa. Além da igreja de Santos, Bebedouro também foi lembrada pelos 76 anos de fundação em Bebedouro. Artur Henrique explicou o crescimento que a Assembleia de Deus teve em todo o país e também em Bebedouro. Em Santos, a igreja foi pioneira e se expandiu por todo o estado de São Paulo.…
Passado um mês que a feira livre foi transferida para o sambódromo na modalidade drive-thru, o vereador Paulo Bola (MDB) disse que a feira não tem funcionado e que o último domingo foi o pior em vendas. Ele defendeu o modelo drive-thru, mas disse que deve retornar ao seu local original, em frente à prefeitura. O vereador explicou que dos 120 feirantes cadastrados, apenas 30 têm ido ao sambódromo e que alguns problemas ainda não foram resolvidos, como por exemplo, o banheiro masculino do local, além da escadaria, que tem…
A 15ª sessão na Câmara Municipal de Bebedouro acontece hoje (18), a partir das 20 horas, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido. Na ordem do dia não há proposituras para votação. A sessão tem a transmissão – ao vivo – pela Rádio Nova AM (1.180 KHz) e pelo portal www.camarabebedouro.sp.gov.br.
Em sua fala na tribuna, o democrata Artur Henrique (DEM) lamentou a situação que o mundo vive e de como algumas pessoas exploram a doença de forma política, o que o deixa profundamente chocado com a situação. O vereador que tem acompanhado falas de prefeitos, governadores e secretários de saúde pôde perceber que ainda não há solução e o que tem se visto é o número de mortes aumentarem. “A doença não escolhe credo, não escolhe cor, condição social, é como um juízo de Deus que iguala todo mundo”. O…
O vereador Paulo Bola (MDB) disse que recebeu uma denúncia que a prefeitura está realizando estudo para demitir professores contratados como forma de economizar. Vários profissionais que atuam na Educação já foram demitidos como estagiários, auxiliares docentes e frente de trabalho. Muitos estagiários tiveram que trancar a matrícula da faculdade por ficarem sem o dinheiro da mensalidade. Bola fez um apelo para que não demita mais nenhum funcionário da educação, muito menos os professores, já que o município receberá quase 9 milhões do governo federal para enfrentamento da crise e…
Por conta da pandemia da COVID-19, muitos profissionais estão na chamada linha de frente. Esse termo refere-se aos trabalhadores que não podem ficar em casa e lidam principalmente com outras pessoas. Nesse grupo encontram-se os guardas civis que agem na fiscalização e os profissionais de saúde que atendem os pacientes. O vereador Piffer (PSDB), que também é médico, explicou que eles arriscam a vida e algumas cidades já recompensaram esses profissionais. De acordo com o vereador, a gratificação seria somente para os funcionários que o salário base é baixo e…
Rogério Mazzonetto (PDT) usou a tribuna para agradecer o apoio da população bebedourense aos artesãos da Feira Bebedouro das Artes, que compram e prestigiam o artesanato de Bebedouro. Esse ano seria realizado o terceiro aniversário da feira, mas por conta da pandemia precisou ser adiado. O vereador exibiu ainda a fala de duas artesãs que agradecerem aos parceiros que sempre colaboram com o artesanato local. Mazzonetto tem sido um incentivador dos artesãos desde que assumiu o mandado e sempre fez reuniões e buscou apoio para a realização da feira.
Fazendo coro ao vereador Nasser (PDT), o vereador Juliano (SD) também cobrou a conclusão da iluminação no Distrito Industrial I. Ele explicou que participou das tratativas com o engenheiro responsável e que o distrito foi dividido em quatro etapas, uma vez que o local é muito grande e o recurso da CIP não seria suficiente para iluminar todo o local. Juliano disse que o poste já foi colocado assim como a iluminação, mas a energia não chega. “Isso precisa ser resolvido logo entre a prefeitura, CPFL e a empresa responsável.…
O vereador Jorge Cardoso (DEM) disse que pandemia fez o país entender que saúde não é um gasto, mas investimento assim como a educação. “Vivemos em um país em que a saúde está nas mãos nos planos de saúde que de certa forma dominam o cenário. A UPA funciona 24h e está preparada para tudo que possa acontecer, desde acidentes até o enfrentamento da COVID-19. Bebedouro também se prepara para uma unidade de pronto socorro gripal para atender somente as pessoas com suspeita de COVID, evitando assim o contágio com…
Por meio de uma indicação, o vereador Nasser (PDT) cobrou a conclusão da iluminação das ruas do Distrito Industrial I, visto que os usuários têm pago a CIP, mas não viram o retorno da contribuição. O local que deveria atrair empresários para cidade, tem atraído outro tipo de público. Cenas de sexo explícito, uso e tráfico de entorpecentes têm se tornado cada vez mais comum em razão da escuridão do local. Em diversas ruas do Distrito Industrial I, como por exemplo, na Rua Eliazibe Machado de Carvalho, há meses foram…
Silvio Delfino (PSDB) usou a tribuna para lembrar que o quinto mês do ano é conhecido como Maio Amarelo, que tem como proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Bebedouro sempre participou de atividades nesse mês, mas por conta da pandemia, as atividades que envolvem aglomeração estão suspensas. Silvio fez menção ao movimento, já que a conscientização deve ser constante, visto que há muitas vítimas de acidentes. Ele aproveitou e fez um apelo para que as pessoas…
A vereadora e protetora Mariangela Mussolini (MDB) explicou que o desafio da farinha (em que as pessoas mergulham o rosto de outras em um prato de farinha) vem sendo feito com os animais e isso além de configurar maus tratos, também pode ser fatal ao animal. O desafio é perigoso tanto para os humanos como para os animais, já que os pets podem ter asfixia, pneumonia e chegar a óbito. A vereadora alerta que a brincadeira também não é inocente para os humanos, já que a pessoa pode levar um…
Esclarecimentos ao Prefeito Fernando Galvão Na data de 22 de abril de 2020, V. Exa. protocolou ofício junto à Câmara Municipal de Bebedouro solicitando analise da possibilidade de redução do duodécimo do Poder Legislativo ou a possibilidade de devolução antecipada de recursos. A Câmara Municipal de Bebedouro respondeu em 07 de maio de 2020, via da OEC nº 119/2020 que está fazendo a maior economia de recursos para, logo que possível, fazer a devolução dos recursos ao Poder Executivo. Em momento algum a Câmara Municipal de Bebedouro negou-se a colaborar…
O vereador Chanel (SD) voltou a tecer críticas ao prefeito Fernando Galvão (DEM), a quem chamou de Mentiroso do Ano, pelas constantes afirmações equivocadas anunciadas nos últimos meses. Chanel explicou que o chefe do Executivo tenta colocar a culpa em tudo o que acontece no poder Legislativo, mas a Câmara – após votação no ano anterior – abriu mão de R$1,9 milhão que ficou no orçamento da Prefeitura. E desde a reeleição do governo Galvão, a Casa de Leis já economizou mais de R$12 milhões, dinheiro esse que sempre é…
A 14ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Bebedouro, que acontece hoje (11), traz na ordem do dia o requerimento nº 15/2020, de autoria do vereador Paulo Bola (MDB), em que são feitos questionamentos em torno da aquisição ou não de alimentos para distribuição imediata aos pais ou responsáveis por estudantes da rede pública de ensino. A sessão tem início às 20 horas, com transmissão – ao vivo – pela Rádio Nova AM (1.180 KHz) e pelo portal www.camarabebedouro.sp.gov.br.
O vereador Fernando Piffer (PSDB) lamentou o ataque que a vereadora Mariangela Mussonili (MDB) sofreu na última sessao, o qual classificou como covarde e maldoso, além manifestar o seu repúdio ao ataque. E que apesar dos ataques, a vereadora saiu ainda mais forte ao receber apoio de diversas pessoas. “Você tem lado, tem personalidade. Quero na sua pessoa, assim como nas pessoas de minha mãe e esposa, homenagear todas as pessoas que trabaham e souberam formar os seus filhos, homenagear todas as mães. É uma data sagrada. Deu deu à…
Em referência ao dia do Trabalho, o vereador Rogério Mazzonetto (DEM) fez uma homenagem aos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate à COVID-19. “Quero parabenizar todos os trabalhadores no nosso estado, país e mundo que estão colocando a vida em risco para nos salvar”. O vereador também cumprimentou os artesãos da feira Bebedouro das Artes pelo terceiro ano de funcionamento e a todos os que fizeram e ajudaram construir Bebeduro.
O vereador Jorge Cardoso (DEM) explicou sobre um recurso de auxílio ao município na ordem de quase R$ 9 milhões que Bebedouro teria recebido. Houve confusão nas redes sociais e muitas pessoas perguntaram onde o valor teria sido aplicado. O que de fato aconteceu é que o valor estava em tramitação no Senado Federal e assim como Bebedouro, os outros municípios também receberão um recursos que varia de acordo com o número de habitantes. O projeto já foi aprovado e em breve chegará aos municípios, inclusive em Bebedouro, mas até…
Parabenizando o município por seus 136 anos, o vereador Silvinho do Pão de Queijo (PSDB), cumprimentou os trabalhadores rurais no exercício de colhedor de laranja que muito contribuiu para o desenvolvimento de Bebedouro. Silvinho recordou que nos anos 80, com grandes empresas na cidade, o setor citrícola empregava muitos trabalhadores, que ganhavam seu sustento e de familiares colhendo laranja e que em períodos de safras as remunerações eram lucrativas. O vereador, que também exerceu a função de colhedor de laranja, lembrou entristecido que muitos trabalhadores perderam a vida em acidente…
X

Desculpe-nos

Não é permitido download