Notícias
Duas audiências públicas acontecem nessa sexta-feira (28) na Câmara de Bebedouro. A primeira ocorre às 10h e tem como objetivo apresentar os dados do segundo quadrimestre de 2018 referentes à Saúde. Já a segunda audiência ocorre às 14h30 e trará o balanço financeiro do último quadrimestre da prefeitura, além de dados referentes ao IMESB, SAAEB e SASEMB.
Composto de 55 artigos, os vereadores aprovaram o código de arborização de Bebedouro. O texto é bem taxativo ao vedar sem a devida autorização a poda, o corte, a derrubada, queimada a prática de qualquer ação que possa provocar danos, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvore nativa ou de interesse paisagístico em bem público ou em terreno particular. A lei trata de formações vegetais, da poda, do corte e derrubada de árvores tanto em propriedade pública como privada, além da revitalização da via pública e fiscalização. Os vereadores…
 Os vereadores aprovaram a criação da Feira do Produtor Rural que acontecerá sempre aos sábados das 7h às 13h. O local da feira será definido via decreto e pode acontecer em diferentes pontos da cidade. Serão comercializados produtos hortifrutigranjeiros, derivados da agroindústria artesanal como queijos, manteigas, doces, conservas, pães e artesanato típico rural. Para poder vender, o produtor deve cumprir as seguintes exigências: ser residente em Bebedouro ou região, provar a condição de produtor, possuir cadastro na Vigilância Sanitária e ter participado e aprovado no programa Feira do Produtor Rural…
Por iniciativa da vereadora Mariangela Mussolini (MDB), os vereadores aprovaram o Dia Municipal do Protetor de Animais que será comemorado sempre no dia 4 de outubro, em referência a São Francisco de Assis, ao dia mundial dos animais e ao dia da natureza. O projeto considera como protetor a pessoa física ou jurídica sem fins lucrativos que desempenha, voluntariamente, atividades que busquem proteger, cuidar e conscientizar e resgatar animais em condições de vulnerabilidade. Mussolini defendeu que o reconhecimento por atitudes tão nobres em favor dos indefesos deve ser reconhecido. Para…
Por problemas técnicos, a sessão não está sendo transmitida nesta segunda-feira, dia 24. Aos internautas, as nossas escusas. Lembramos que a sessão pode ser acompanhada - ao vivo - pela Rádio Iguatemi FM (94,7).
Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 545, de 27 de agosto de 2018, a Câmara Municipal de Bebedouro promove sessão solene nesta sexta-feira (28), a partir das 20 horas, para a entrega dos Prêmios de Eficiência e Empresa Parceira do Deficiente àqueles que têm colaborado com as causas dos deficientes. Serão homenageadas Inês de Jesus Baraldi Astolfi, Evandro Ortiz, Luis Antonio de Lima, Michel Fernandes Silva, Zulmira, Centro Universitário Unifafibe, Linx Sistema e Consultoria Ltda., Magazine Luiza, Unimed Bebedouro e Solfarma.
Os vereadores de Bebedouro se reúnem hoje (24), a partir das 20 horas, para a 28ª sessão ordinária do ano, no Legislativo. Na ordem do dia não há projetos, mas no expediente há pelo menos dois que podem entrar para votação em regime de urgência. Com votação confirmada para hoje está o requerimento nº 52/2018, de autoria do vereador Paulo Bola (MDB), em que cobra informações sobre a regularidade dos repasses que devem ser feitos, mensalmente, ao Regime de Previdência dos servidores municipais por parte da Prefeitura. A sessão é…
Acatando as indicações do Conselho Municipal de Proteção dos Animais de Bebedouro, a Câmara aprovou – nesta segunda-feira (17), em sessão ordinária – os nomes dos ganhadores da Medalha São Francisco de Assis neste ano. São elas: Dulce Helena dos Santos, Nelson Lemes (in memoriam), Iguatemy Brasil Machado de Camargo, Rose Costa e Viviane Bergamasco. A medalha foi criada no início deste ano por decreto de iniciativa do vereador Chanel (Solidariedade) e visa reconhecer o trabalho de pessoas em prol dos animais e incentivar para que as ações sejam copiadas…
Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (17) o projeto de lei nº 76/2018, de autoria do prefeito Fernando Galvão Moura, que destina o montante de R$ 713,3 mil para a Unidade de Pronto Atendimento de Bebedouro. A verba é oriunda do Programa de Média e Alta Complexidade, referente à prestação de serviços médicos para gestão da UPA de Bebedouro, mais especificamente no atendimento de plantão de retaguarda nas especialidades necessárias ao Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, no período de agosto a dezembro de 2018.
Por unanimidade, a Câmara de Bebedouro aprovou – nesta segunda-feira (17), em sessão ordinária – os projetos de lei que instituem no município o Dia do Guarda Civil Municipal, o Dia do Profissional de Educação Física e o Dia do Triciclista. Os três projetos são de autoria do vereador Paulo Bola (MDB). Através das propostas, o Dia do Guarda Civil Municipal será comemorado anualmente sempre no dia 11 de novembro em referência ao dia de criação da Guarda Civil de Bebedouro. O Dia do Profissional de Educação Física será sempre…
Por problemas técnicos, a sessão não está sendo transmitida nesta segunda-feira, dia 17. Aos internautas, as nossas escusas. Lembramos que a sessão pode ser acompanhada - ao vivo - pela Rádio Iguatemi FM (94,7).
Durante discurso na tribuna da Câmara, o vereador Rogério Mazzonetto (PDT) cumprimentou os organizadores da Quermesse do Povoado de Areias, ocorrida de 7 a 9 de setembro. O vereador destacou que – apesar das dificuldades – o grupo encabeçado por Padre Daniel – mostrou mais uma vez que quando uma comunidade se une, tudo pode se tornar realidade. De acordo com ele, que conhece o evento há mais de 40 anos, tudo transcorreu na maior normalidade possível e da melhor forma possível. Rogério Mazzonetto também agradeceu à Prefeitura de Bebedouro…
A Câmara de Bebedouro vota hoje (17), em sessão ordinária, dois projetos de lei de iniciativa do vereador Paulo Henrique Ignácio Pereira (MDB), o Paulo Bola, que instituem – no município – o Dia do Guarda Civil Municipal e o Dia do Profissional de Educação Física. Também está na ordem do dia o requerimento nº 51/2018, de autoria do vereador Rogério Mazzonetto (PDT), em que são solicitadas informações acerca da concessão do título de utilidade pública municipal. A sessão tem início às 20 horas, com transmissão – ao vivo –…
Em novo pronunciamento na tribuna da Câmara nesta semana, o vereador Paulo Henrique Ignácio Pereira (MDB), o Paulo Bola, voltou a criticar a presença cada vez maior de ambulantes de outros municípios que insistem em comercializar seus produtos em Bebedouro. Paulo Bola reclamou ainda que há um desrespeito com a legislação local e aproveitou para cobrar maior fiscalização por parte da Prefeitura. De acordo com o vereador, além de concorrerem com os comerciantes e ambulantes bebedourenses, eles descumprem a lei municipal sem que nada seja feito contra eles. A isto…
Ao fazer uma reflexão sobre o processo eleitoral deste ano que definirá os novos deputados federais e estaduais, senadores, governadores e o mandatário da Nação, o presidente da Câmara de Bebedouro - vereador José Baptista de Carvalho Neto (Solidariedade), o Chanel, propôs também um momento de reflexão ao eleitor brasileiro. Para Chanel, é preciso avaliar tudo o que vem ocorrendo com o País nos últimos anos e o que se espera para os próximos. Só assim, as mudanças pretendidas começarão a ocorrer, segundo o presidente. “É necessário que todos queiram…
As lixeiras públicas espalhadas nas avenidas foram abordadas pelos vereadores Juliano Cesar (PSD) e Sebastiana Tavares (DEM). Os vereadores explicaram que não há mais necessidade dessas lixeiras, visto que há coleta diária pela cidade. Juliano disse que o lixo fica exposto e muitas vezes cai no chão sujando todo o local em volta. Ele reconheceu que há comércios que necessitam de lixeira, mas também apontou que a coleta acontece com regularidade. Sebastiana apontou que já existe abaixo-assinado pedindo a retiradas das lixeiras, visto que estão atraindo urubus e pessoas de…
A vereadora Mariangela Mussolini (MDB) fez uma reflexão do processo eleitoral que o país vive nesse momento. Ela fez uma comparação que apesar de o Brasil já não ser mais colônia, ainda há aqui políticos corruptos que levam o dinheiro e a riqueza do Brasil. A vereadora disse que há sim políticos safados. “Hoje, a população vive “à mercê de facções criminosas, balas perdidas, mentiras, gente passando fome, gente desempregada”. Por fim, a vereadora disse que o país está quase no fundo do poço e que a população precisa votar…
Em visita ao povoado de Andes, o vereador Silvinho do Pão de Queijo (PSDB) constatou que a viatura da base da Guarda Civil encontra-se quebrada e de acordo com os moradores do local, os guardas estão há dias sem o veículo para poderem trabalhar. O vereador destacou que no caso de uma emergência, a viatura quebrada pode comprometer o atendimento à população. Recentemente foi inaugurado o novo centro de treinamento da GCM e foi anunciada a contratação de mais dez guardas.
O vereador Nasser (Rede) expôs na tribuna todos os problemas enfrentados pelos moradores de Turvínea, em especial a pavimentação que liga o distrito ao município de Monte Azul Paulista. A estrada que pertence a Monte Azul existe e está em bom estado, mas a que pertence a Bebedouro não existe. Nasser explicou que em dias de chuva a estrada fica praticamente intransitável e que na estiagem os moradores sofrem com a poeira. Além da falta da pavimentação, Nasser explicou que os moradores estão abandonados pelo poder público, principalmente no quesito…
A Câmara aprovou o Refis para o ano de 2018. O Programa de Incentivo à Regularização Fiscal prevê a quitação de débitos junto à prefeitura em condições especiais que permitem descontos de até 100% na multa e nos juros nos valores pagos à vista. O cidadão poderá procurar a Prefeitura a partir do dia 1º de outubro e terá até o dia 21 de dezembro para negociação. Entretanto, somente quem pagar à vista no mês de outubro terá o desconto de 100% na multa e nos juros. Quem realizar o…
Os vereadores aprovaram o projeto do executivo que cria o cargo de agente municipal de trânsito a fim de exercer atuação na área de orientação, fiscalização, operação e educação no trânsito. O cargo será de caráter efetivo e preenchido por meio de concurso público. Serão abertas 10 vagas. A função exige que o candidato tenha concluído o ensino médio e que tenha carteira nacional de habilitação A/C. Os candidatos aprovados passarão por um curso de 200 horas antes de iniciarem os trabalhos. Cabe ao agente municipal de trânsito exercer a…
Os vereadores de Bebedouro se reúnem hoje (10), a partir das 20 horas, para a 26ª sessão ordinária do ano, no Legislativo. Na ordem do dia não há projetos, mas no expediente há pelo menos dois que podem entrar para votação em regime de urgência. Ambos são de autoria do Poder Executivo e criam cargos e vagas para agente municipal de trânsito e instituem o Refis Municipal. A sessão é transmitida pelo portal www.camarabebedouro.sp.gov.br e pela Rádio Iguatemi (94,7 FM).
Em visita ao povoado de Andes, o vereador Silvio Delfino (PSDB) conversou com moradores e verificou o estado em que se encontra a praça Nossa Senhora Aparecida. O local está com os bancos danificados e necessita de uma restauração e revitalização a fim de proporcionar maior conforto aos moradores. Delfino pediu que os serviços sejam executados em caráter de urgência, já que no dia 12 de outubro acontece a festividade em louvor à Aparecida e um grande número de pessoas passará pelo povoado.
O vereador Tota (SD) usou a tribuna para fazer um desabafo em nome da população: o de não aguentar mais tantos buracos em especial no extremo norte da cidade. Ele mostrou fotos de algumas vias da cidade que estão intransitáveis. Ele reclamou que não há mais condições de se pedir paciência para população. “A população não tem mais paciência, a população não aguenta mais”. Tota alertou que ainda não chegou a época das chuvas o que pode agravar ainda mais o problema se não for solucionado ainda esse mês.
A vereadora democrata Sebastiana Tavares confirmou que a prefeitura chamou os últimos dez guardas aprovados no último concurso da GCM. Ela lembra que dialogou com os aprovados e com o prefeito para a convocação. “Só não chamou antes porque não teve como chamar, não foi falta de vontade”. Com a convocação dos últimos dez guardas, a prefeitura chamou dentro do prazo todos os 25 aprovados no último concurso. Sebastiana aproveitou para falar do novo centro de treinamento da GCM que foi inaugurado recentemente que capacitará melhor os funcionários da GCM…
No único pronunciamento que fez na noite, o presidente da casa legislativa, vereador Chanel (SD), cumprimentou a direção da escola Stélio Machado Loureiro em nome da vice-diretora Sônia Paro e da ex-secretária de educação e atual professora da instituição Ana Silvia Bergantini Miguel pelo feito inédito em incluir mais uma escola de Bebedouro na rede de escolas associadas da UNESCO. Chanel, que é ex-aluno da escola, enalteceu o trabalho e a história da instituição e disse estar muito contente com a classificação da escola. “Tenho certeza de que vocês vão…
De acordo com o vereador Nasser (Rede), não houve motivos para comemorar no último aniversário de Botafogo. O edil diz que a população está descontente com o governo municipal e que se sente abandonada. Nasser citou o exemplo da biblioteca que no passado foi inaugurada no distrito e hoje não existe mais nada do acervo. “A população nem pode levar um livro para casa”. O edil aproveitou para lembrar que a população espera há tempo a reforma do campo de bocha além de problemas como falta de segurança e iluminação.…
O vereador Rogério Mazzonetto (PDT) convidou a população para a tradicional quermesse que acontece nesse fim de semana no povoado de Areias. Com uma programação variada entre os dias 7 a 9 de setembro, o evento espera receber pessoas de toda a cidade. Mazzonetto aproveitou para destacar o trabalho da Emeb Stélio Machado Loureiro com os estudantes da zona rural. “O trabalho é fantástico. Vocês fazem a diferença. A gente tem que simplesmente aplaudir”.
O vereador e professor Jorge Cardoso (PSD) cumprimentou os funcionários e alunos da Emeb Stélio Machado Loureiro pela adesão ao PEA- UNESCO. Ele aproveitou para lembrar que é o autor da moção de aplausos pela realização dos projetos Muros que Educam e Comunicação na EJA – projetos que garantiram o convite da escola pela rede de escolas associadas à UNESCO.  São Paulo, por exemplo, apenas 155 escolas do estado são associadas à UNESCO e Bebedouro com a escola Stélio tem a segunda unidade a compor esse número. “A educação em…
O vereador Juliano Cesar (PSD) agradeceu nominalmente ao secretário Archibaldo Camargo por atender à solicitação de pintar a área em que é realizada a prova prática para os novos condutores de veículos. Juliano disse que o secretário foi sensível à gravidade do pedido, visto que muitos condutores queimavam a faixa na hora da prova devido à precariedade da pintura no solo. Conhecida como praça do Menor, a área localizada no jardim Casagrande é utilizada para os exames práticos para conclusão do processo de habilitação de novos condutores. Com a nova…