Notícias
A paróquia Nossa Senhora Aparecida receberá nessa sexta (20) a sessão solene em que outorgará ao Padre Sergio  Bedin o título de cidadão bebedourense. A iniciativa - que foi aprovada por unanimidade pela casa legislativa – foi de autoria do vereador Nasser Abdallah (Rede) que diz que foi o porta voz da comunidade de Botafogo e Turvínia. Natural de Monte Alto, o Padre Sergio Bedin já teve passagens pelas cidades de Pitangueiras, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Jaboticabal e Pitangueiras. Além das comunidades de Bebedouro, ele tem forte atuação em programas…
O presidente da Câmara, vereador Chanel (SD), disse que esteve em reunião com representantes da Caixa Econômica Federal para acertar os últimos detalhes a fim de abrir licitação para o esgoto 100% tratado em Bebedouro. “Após o envio da documentação, a licitação deve abrir no prazo de dois a três meses devido à complexidade da obra”, avalia o presidente. Chanel comemorou o resultado, pois depois de muitos anos os moradores do Souza Lima, Residencial Bebedouro e Jardim Itália vão ficar livre do mau cheiro daquela região, atendendo assim aos clamores…
O vereador Jorge Cardoso (PSD) foi convidado para conhecer o projeto Bate-Lata após enviar um requerimento à Semeb a fim de tirar algumas dúvidas. A convite do professor e maestro João Batista Perri, a quem agradeceu pela atenção recebida, ele visitou os alunos. Idealizado pelos professores João Batista Perri e Cláudia Perri, o projeto recebeu em 2013 o prêmio Professores do Brasil na categoria Educação Integral e Integrada. Jorge apontou que os alunos de baixa renda têm a oportunidade de gravar CDs educativos que são utilizados como complemento do material…
O mau atendimento por parte de alguns diretores, coordenadores e funcionários comissionados foi levado à tribuna pelo vereador Juliano Cesar (PSD) que sempre teve como bandeira o bom relacionamento com os diferentes setores da prefeitura para efetivação de conquistas. Juliano deixou claro que tem diretores que não entendem o papel do vereador e que ele está representando a população e a comunidade quando cobra alguma coisa. “Muitas vezes, o vereador tenta amenizar os erros, luta contra as dificuldades, corre atrás de recursos para uma Bebedouro melhor. Não vou aceitar que…
 O fechamento de duas bibliotecas em Bebedouro – uma no centro e outra no distrito de Botafogo – tem dado o que falar. Dessa vez, o problema denunciado pelo vereador Nasser (REDE) é sobre a responsabilidade dos locais. Ao questionar sobre a biblioteca central, recebeu a resposta de que a responsabilidade era do Departamento de Cultura. Quando questionou o fechamento da de Botafogo, o diretor de Cultura disse que a responsabilidade era da Educação. E o que é pior para Nasser, foi o fato do diretor da Cultura não encaminhar…
O vereador Rogério Mazzonetto (PDT) aproveitou o seu tempo na tribuna para agradecer ao deputado estadual Ricardo Silva pela verba no valor de R$ 200 mil que destinou para Bebedouro. O pedetista aproveitou para saudar a empresa Mercadão dos Tratores que vai gerar de 50 a 60 empregos. “60 famílias terão trabalho. Isso é muito importante. Quem ganha com isso é a nossa cidade”.
A situação em que se encontra ponte que liga os bairros jardim de Lucia e Laranjeiras ao centro da cidade foi abordada pelo vereador Silvio Delfino (PSDB) durante a sessão legislativa. Ele alertou para os riscos que a ponte oferece e que há tempo vem cobrando uma solução da prefeitura. Vários munícipes já reclamaram da situação em que se encontra o local. Para Delfino, a colocação de um braço ou um alambrado já resolveria o problema e não custaria caro aos cofres da prefeitura. O vereador ainda alertou que pode…
Não é a primeira vez que Paulo Bola usa a tribuna para denunciar que a prefeitura não tem cumprido a lei orgânica e recusa responder aos requerimentos dos vereadores. Ele classificou esse ato como uma lambança e um descontrole do executivo. O último requerimento que não foi respondido e teve o prazo expirado no dia 10 é o que pedia cópias dos estudos que foram realizados no SAAEB referente à manifestação de interesse público. Bola foi quem propôs a audiência pública para discutir o tema e mesmo assim a prefeitura…
A moradora de Turvínia, Gisele Salles Ferreira, ocupou a tribuna na última sessão para ser a porta voz dos moradores que sentem praticamente abandonados pelo poder público. Ela trouxe a público os principais problemas do distrito. Um dos problemas apontados é a falta de ambulância para atender os moradores que não podem ir até o hospital.  O transporte coletivo também foi pauta de suas reivindicações, já que muitos moradores precisam ir até o trevo em busca de carona. A munícipe também relatou que a limpeza do distrito deixa a desejar.…
Os vereadores aprovaram por nove votos a permuta do imóvel pertencente à igreja Congregação Cristã na Vila Major Cícero de Carvalho com oito terrenos no Jardim União. A proposta teve apoio de nove vereadores e se abstiveram da votação Nasser Abdallah (Rede) e Jorge Cardoso (PSD). De acordo com a justificativa do projeto, a valor do imóvel é superior ao dos oito terrenos e a igreja terá um prazo de três anos para desocupar o prédio e entregar para prefeitura. Os vereadores defenderam que a igreja ao construir em uma…
Sensibilizado com os problemas que afligem os moradores do Parque Residencial Eldorado e Jardim Canadá há vários anos, o vereador Professor Jorge Cardoso (PSD) não poupou críticas à Prefeitura, a qual segundo ele não tem dado a devida atenção àquela região da cidade. Durante pronunciamento na tribuna, nesta semana, o vereador exibiu vídeo feito por uma moradora da Rua Cério Galão, no Eldorado, denunciando o estado de abandono da sua rua. De acordo com a denúncia recebida pelo vereador, o mato alto assusta, lixo e areia se acumulam nas esquinas,…
O vereador Paulo Henrique Ignácio Pereira (MDB), o Paulo Bola, voltou a pedir o apoio da população no trabalho de coleta de assinaturas que levem o prefeito Fernando Galvão Moura a desistir do seu projeto de terceirização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb). Para Paulo Bola, apesar do movimento possuir uma quantidade grande de assinaturas, é preciso fortalecer cada vez mais a iniciativa, deixando claro o descontentamento do povo com a proposta. “Peço à população que nos procure para engrossarmos ainda mais este caldo”, pediu o vereador na…
Ao manifestar o seu descontentamento com a realização de mais uma edição da “Feirinha do Brás” em Bebedouro, o vereador Engenheiro Nasser (Rede) qualificou como ineficaz tanto a Lei Municipal 5.059, promulgada em 2015, ao tratar das feiras itinerantes, quanto a Administração Municipal que não toma as providências para adequá-la. Nasser afirmou em pronunciamento na tribuna da Câmara que a Feira do Brás, por exemplo, incomoda e prejudica os comerciantes bebedourenses ao oferecer produtos que muitas vezes sequer têm certificação, nota fiscal garantindo sua procedência e as contribuições fiscais. “Lamentável…
O presidente da Câmara de Bebedouro, vereador José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel, voltou a cobrar – na tribuna, de forma veemente – uma atitude do prefeito Fernando Galvão Moura para pôr fim à polêmica em torno da circulação de caminhões transportando cana ou outros produtos agrícolas na zona sul da cidade, sobretudo pelas ruas do bairro Jardim São Carlos. Em seu discurso, Chanel mencionou a disposição de um produtor rural em ceder área de sua propriedade para o escoamento da produção, mas que por falta de sensibilidade…
Nota divulgada na tribuna da Câmara nesta segunda-feira (9) pelo vereador Juliano Cesar Rodrigues (PSD) revela que a Prefeitura de Bebedouro – por duas vezes – rejeitou o pedido para que a cidade sediasse mais uma vez a chamada Feirinha do Brás. O primeiro indeferimento ocorrera em fevereiro, quando alegando falta de segurança aos clientes, o Departamento Jurídico da Prefeitura não liberou a realização do evento. Além deste quesito, os procuradores do município alegaram que ela fere a Legislação Municipal. Por força de decisão judicial, a Feirinha do Brás ocorre…
“Há momentos na política que nos trazem muitas alegrias quando pessoas boas se juntam para melhorar a qualidade de vida da população”. Com esta afirmação, o vereador Carlos Renato Serotine (SD), o Tota, destacou – na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira – a parceria celebrada entre o Senac-Bebedouro e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).   A parceria possibilitará a reforma e adequação de uma sala no Nasf  que será realizada por voluntários para que os alunos dos cursos de enfermagem possam realizar, diariamente, atendimento à população…
A pedido dos moradores dos bairros Vale do Sol e Rassim Dib, que estão localizados na zona norte de Bebedouro, o vereador Silvinho do Pão de Queijo (PSDB) está solicitando a presença de fiscais em áreas situadas nas alamedas Carlos Busse e Canavieiras a fim de evitar depósitos irregulares de lixo. De acordo com o vereador, são lançados nestes locais – que são originalmente destinados a áreas verdes – além de lixo doméstico, animais, restos de móveis e de construção todos os dias. O vereador solicita ações que inibam a…
Durante a 10ª sessão ordinária do ano ocorrida nesta segunda-feira (9), na Câmara de Bebedouro, o Plenário aprovou três requerimentos, sendo dois deles de autoria do vereador Professor Jorge Cardoso (PSD) e um de iniciativa do vereador Engenheiro Nasser (Rede). Em seus requerimentos, Professor Jorge questiona acerca dos projetos de instalação de rede elétrica e iluminação pública em vários setores da cidade, e, Alvarás de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCBs) para as escolas do município. Entre outras informações, Professor Jorge quer saber se todas as escolas da rede pública…
Os vereadores de Bebedouro aprovaram nesta segunda-feira (9), em sessão ordinária, o projeto de lei nº 15/2018, que autoriza o município a celebrar convênio com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), objetivando a sua livre participação na Ata de Registro de Preços, denominada de Rede de Suprimentos. O convênio garante preços melhores aos municípios durante a aquisição de suprimentos de papelaria, informática, material de higiene e limpeza e até de produtos alimentícios para as unidades de ensino. Em regime de urgência, os vereadores aprovaram ainda a abertura de…
A Câmara de Bebedouro discute e vota nesta segunda-feira (9), em sessão ordinária – a partir das 20h, com transmissão pela Rádio Iguatemi FM e pelo portal www.camarabebedouro.sp.gov.br – o projeto de lei de autoria do prefeito Fernando Galvão Moura que estabelece a celebração de convênio com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O convênio tem por objetivo a gestão da Ata de Registro de Preços, denominada Rede de Suprimentos, que garante preços melhores aos municípios durante a aquisição de suprimentos de papelaria, informática, material de higiene e…
O fechamento da biblioteca tem sido assunto na tribuna pelos vereadores. Dessa vez foi Nasser (Rede) que abordou o assunto, mas não se trata da biblioteca municipal do centro da cidade, mas sim a que foi inaugurada em Botafogo no ano de 2015 e já foi fechada. Quando inaugurada, a biblioteca Pequeno Príncipe foi anunciada como uma grande conquista da administração municipal, além de ser motivo de festa para os moradores do distrito. Diante do fechamento, o vereador Nasser encaminhou um requerimento ao diretor de cultura Glauco Corrêa para que…
Inteligência, lealdade e seriedade. Estas foram algumas das qualidades apontadas pelo presidente da Câmara de Bebedouro, José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel, em relação ao vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), que assume o Governo nesta sexta-feira (6), à tarde. Na semana passada, o presidente da Câmara de Bebedouro – em companhia do deputado federal Paulo Pereira da Silva – participou de audiência no gabinete de Márcio França e saiu animado do encontro. De acordo com Chanel, todos os projetos reservados para Bebedouro terão a…
Após encaminhar um requerimento sobre a situação da biblioteca municipal, visto que o local a ela destinado não é capaz de abrigar todo o acervo, o vereador Jorge Cardoso (PSD) foi informado de que o local é apenas provisório e que o assunto será discutido pelo Conselho de Cultura, que estará aberto a sugestões e ideias. O diretor de cultura, Glauco Carvalho Corrêa, garantiu que mesmo o local sendo pequeno, ele possui condições de atender a população que frequentar a biblioteca para pesquisas, mas não assegurou se será capaz de…
A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) trouxe boas notícias aos moradores do extremo Sul. Primeiro, ela anunciou a revitalização do centro educacional Victor Raquel Toller. Em parceria com o instituto Sonho Vivo, o local que funciona ao lado do CRAS Sul ganhará um novo visual. No local são realizadas atividades para terceira idade, trabalhos manuais entre outras coisas. Outro presente que a população do extremo Sul ganhará é uma academia ao ar livre. Sebastiana agradeceu ao emprenho do deputado Samuel Moreira e do assessor Lucas Chioda pela ajuda na implantação academia.
Moradores dos distritos, da zona rural e bairros longe da Farmácia Popular têm sofrido pela falta de informação sobre medicamentos, já que ao ligarem para a farmácia, o número chama, mas ninguém é atendido. Essa situação tem se tornado comum e o vereador Paulo Bola (MDB) levou o assunto para Câmara. Ele considera inadmissível que a população não seja informada se há ou não o medicamento, já que muitos possuem dificuldades para chegar até o local, e não podem vir sem ter a certeza de que o medicamento está ou…
No dia mundial de Conscientização do Autismo (2), a vereadora Mariangela Mussolini (MDB) trouxe o assunto para o plenário legislativo e fez uma reflexão da importância de conscientizar as pessoas sobre o tema. Ela, que avó de uma criança autista, discutiu alguns pontos que ainda não são claros para população e profissionais de saúde. A vereadora, citando a jornalista Andrea Werner, disse que no Brasil ainda há escolas que estão despreparadas para receber um aluno autista e boa parte dos pediatras não estão aptos para diagnosticar autismo, além de o…
Menos de três meses. Esse foi o tempo entre a solicitação e a efetivação do Centro de Orientação ao Viajante de acordo com o vereador Fernando Piffer (PSDB) que intermediou com o chefe da casa civil Samuel Moreira para implantação da Sala do Viajante. Piffer agradeceu por ter liberdade para agir dentro da Saúde e pela implantação de um importante serviço à disposição dos bebedourenses. Já Marcos Junqueira Fabbri, representando as agências de viagens da cidade, disse que a conquista é uma realização tanto para as agências como para comunidade…
Os vereadores aprovaram o projeto do executivo que concede bolsa-auxílio no valor de R$ 1000,00 aos residentes da Medicina de Família e Comunidade. Por meio do convênio, os residentes irão atuar na área de atenção básica da saúde prestando atendimento médico junto às unidades básicas de saúde e de estratégia de saúde da família. Outro projeto que também foi aprovado é que abre crédito suplementar no valor de R$ 500 mil para compra de mobiliária para as escolas municipais. E por fim, foi aprovado por unanimidade o projeto de decreto…
Por unanimidade, os vereadores aprovaram o título de cidadania bebedourense para Vilma Capanema. A iniciativa partiu da vereadora Mariangela Mussolini (MDB) que destacou o empreendedorismo da empresária e seu apoio aos diversos projetos sociais da cidade. Empresária do ramo de panificação, Capanema gera mais de 30 empregos e sempre está disposta a oferecer o que há de mais moderno aos seus clientes, além de capacitação dos seus funcionários. Outros vereadores usaram a tribuna para fazer coro à indicação da empresaria. Sebastiana parabenizou a indicação e classificou Vilma como uma mulher…
Os alunos do 5º ano da Escola Paideia visitaram a Câmara Municipal para conhecerem o funcionamento do poder legislativo. Afiados nas perguntas, eles entrevistaram a vereadora Sebastiana Tavares (DEM) que explicou qual o papel do vereador e o funcionamento de uma casa legislativa. A vereadora Sebastiana elogiou a iniciativa da escola em trazer os estudantes para conhecerem a Câmara e se surpreendeu com a maturidade apresentada nas perguntas. Ela vê com bons olhos a visita, uma vez que serve para aproximar o cidadão do poder público. A coordenara da escola…