Notícias
A Câmara aprovou o projeto de lei que que garante a presença de bombeiros civis nos estabelecimentos pessoas públicos e privados com concentração de pessoas. O projeto original previa a presença desses profissionais para eventos a partir de 3000 pessoas. A votação foi acompanhada pelos profissionais da área. Graças a uma emenda de autoria dos vereadores Chanel (SD), Sebastiana Tavares (DEM), Jorge Cardoso (PSD) e Rogério Mazzonetto (PDT), o projeto aprovado reduz esse número a 1500 pessoas ou a partir de 300 pessoas quando for em área fechada. Os vereadores…
O presidente da Câmara, vereador Chanel (SD) recebeu em seu gabinete o superintende regional do Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA -  o deputado estadual Alexandre Pereira da Silva (SD). “Alexandre trouxe algumas demandas que está trabalhando na região e deixou um abraço aos colegas aqui. Ele ajudou a Coperfam a conseguir a documentação necessária para que fosse instalada”. Chanel adiantou que no próximo fim de semana estará em reunião com vice-governador do Estado Marcio França (PSB) para tratar de assuntos relacionados à cidade. Com a entrada…
O vereador Juliano Cesar (PSD) ao fazer uso da tribuna destacou o trabalho que a ABA – Associação Bebedourense de Atletismo realiza de forma voluntária na cidade e tem por objetivo levar saúde para população de forma gratuita. Os treinos são realizados na FECCIB Velha nos seguintes horários: Segunda, quarta e sexta das 18h30 às 20h; Terça e quinta das 7 às 8h (iniciantes) e à noite das 19h às 20h Juliano parabenizou pela oferta de horários possibilitando assim que mais pessoas participem. “Parabéns à família ABA por essa iniciativa”.
O vereador Jorge anunciou a chegada à Câmara Municipal do projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional composta por bombeiros civis em estabelecimentos como shoppings, casa de shows, universidades e eventos acima de 3 mil pessoas. A proposta é uma resposta ao anteprojeto encabeçado por Jorge e subscrito por outros vereadores que cria a possibilidade dos bombeiros civis trabalharem e salvarem vidas. Jorge convocou os bombeiros civis e população para que compareçam à próxima sessão (19) para acompanharem a votação do projeto.
O vereador Nasser (Rede) cobrou a inclusão do projeto que dispõe sobre a criação do cargo de coordenador pedagógico nas escolas. A proposta que se encontra na Câmara desde o começo de outubro, chegou a entrar em votação, mas teve um pedido de vistas por parte da vereadora Sebastiana Tavares (DEM) e ainda não voltou à ordem do dia para ser votado. Atualmente, o cargo de coordenador é preenchido por profissionais do magistério que se licenciam da sala de aula para exercer a função. Dessa forma, a rotatividade é muito…
Após meses de discussão, audiência pública e alterações, a Câmara reprovou o projeto que cria o sistema de captação de usou e reuso das águas pluviais. O placar de votação ficou empatado com votos favoráveis dos vereadores Nasser (Rede) – autor da proposta – e dos vereadores Paulo Bola (MDB) e Mariangela Mussolini (MDB) e Jorge Cardoso (PSD). Votaram contrários os vereadores Fernando Piffer (PSDB), Silvio Delfino (PSDB), Rogério Mazzoneto (PDT) e Juliano Cesar (PSD).  Já os vereadores Tota Serotine (SD) e Sebastiana Tavares (DEM) estavam ausentes no momento da…
Em meio aos boatos que circularam nas redes sociais de que um projeto sobre a concessão do SAAEB poderia ser votado na última sessão, a vereadora Sebastiana Tavares (DEM) assim como fez o presidente Chanel usou a tribuna para tranquilizar os funcionários do SAAEB e afirmou que não existe nenhum projeto ou estudo protocolado na Câmara. Ela lamentou o terrorismo feito com os funcionários da autarquia e disse que eles estão certos em se preocuparem visto que é uma questão que mexe com o emprego, mas que até o momento…
Fraternidade e superação da violência foi o tema escolhido pela CNBB para a campanha da fraternidade do ano de 2018. A escolha foi abordada pelo vereador Fernando Piffer (PSDB) que mostrou que a ideia da igreja é dialogar e promover a paz. O tucano explicou que há diversas formas de violência e não apenas a física, mas a doméstica, institucional, verbal, moral e cultural. Ele aproveitou para classificar a edição de vídeos mentirosos como uma forma de violência. “Isso é uma forma de violência verbal e moral pois engana as…
Em junho de 2017, a vereadora Mariangela Mussolini (MDB) encaminhou ao prefeito um anteprojeto que cria o Código de Proteção Animal em Bebedouro. O documento – que conta com 68 artigos – foi ignorado pelo Executivo que não o enviou para ser votado na casa legislativa. Diante do silêncio da prefeitura, Mussolini enviou mais uma vez o anteprojeto e voltou a cobrar que ele seja enviado para Câmara, visto que projetos dessa natureza são de iniciativa do Executivo. “A partir dessa aprovação do prefeito, o código de proteção vamos conseguir…
Em reunião realizada na cidade de Jaboticabal, o vereador Rogério Mazzoneto (PDT) esteve com o deputado Rafael Silva (PDT) e o ministro Gilberto Kassab para pedir a inclusão de Bebedouro ao programa do governo federal Internet para todos. De acordo com o vereador, a prefeitura dará andamento ao que precisa ser feito e Bebedouro assim como Botafogo, Turvínea e Andes serão contemplados. Pelo programa, os municípios que tiverem interesse em participar do programa devem encaminhar um ofício ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) solicitando a adesão. Após…
Assim que utilizou a tribuna, o vereador Silvio Delfino fez um anúncio aos participantes da sessão – a maioria composta por funcionários do SAAEB – de que sua resposta para a entrega da autarquia para iniciativa privada seria não. “Aos funcionários do SAAEB eu quero dizer boa noite e falar que eu Silvinho do Pão de Queijo estou com Bebedouro e o SAAEB é de Bebedouro e digo não à concessão e privatização do SAAEB”. Delfino também aproveitou para falar sobre a conscientização sobre drogas que realizou no período do…
O presidente da Câmara, José Batista de Carvalho Neto – o Chanel (SD) – garantiu que não existe nenhum projeto sobre a possível concessão do SAAEB. A fala é uma resposta a diversas manifestações que circularam nas redes sociais de que um possível projeto poderia ser aprovado na casa legislativa. A galeria estava repleta de funcionários da autarquia. Chanel disse mais uma vez que quando chegar qualquer projeto referente ao SAAEB será reportado a todos funcionários, população e interessados no projeto. O presidente aproveitou para lembrar sua história com a…
Os vereadores aprovaram o requerimento de autoria do vereador Paulo Bola (MDB) que convoca uma audiência pública para discutir o futuro do SAAEB.  Com voto contrário apenas do vereador Juliano Cesar (PSD) que disse não concordar por não haver nenhum estudo ainda na casa de leis para convocação de uma audiência. Mais uma vez, o plenário da Câmara estava lotado de funcionários da Autarquia e uma carta aberta foi lida aos vereadores. No documento, os servidores expressaram os sentimentos de apreensão e angústia que afeta o SAAEB. Bola ressaltou que…
Por conta do carnaval, a 2ª sessão ordinária ocorre na quarta-feira de cinzas (14) às 20h e consta na pauta o retorno do projeto que cria o sistema de captação de uso e reúso das águas pluviais. Caso seja aprovado, toda construção a partir de 150m² deverá conter a captação. De iniciativa do vereador Nasser (Rede), já é o terceiro ano que o projeto tenta ser aprovado. Quando foi apresentado pela primeira vez ainda no ano de 2014, a propositura não conseguiu votos suficientes. Em 2017, o vereador reapresentou o…
O vereador Jorge Cardoso voltou a cobrar a criação de um conselho de Ética na Câmara Municipal à semelhança dos que já existem nas assembleias legislativas, congresso nacional e em outras câmaras municipais. O conselho é uma forma de responder aos anseios da população que muitas vezes fica estarrecida quando há um desvio de ética por parte de um parlamentar e nada é feito. De acordo com o vereador, falta ética por parte de alguns colegas e alguns parlamentes têm sofrido ataques por conta de edição de vídeos. Cardoso recordou…
Por iniciativa da vereadora democrata Sebastiana Tavares, Bebedouro pode ser o mais novo município a aderir à Lei Lucas que garante que as escolas tenham profissionais treinados em primeiros socorros. A proposta recebeu apoio dos vereadores Jorge Cardoso (PSD), Juliano (PSD) e Rogério Mazzonetto que subscreveram o anteprojeto. A questão ganhou notoriedade após a morte do menino Lucas Zamora de 10 anos que se engasgou com um cachorro quente durante um passeio de escola em Campinas em setembro de 2017. Desde então, os familiares do garoto iniciaram uma mobilização para…
  O presidente da Câmara, vereador Chanel (SD), elegeu o Desenvolvimento como pauta para 2018 e teceu críticas à atual situação no município: “Não se pode admitir que em Bebedouro demore mais de 40 dias para abrir uma empresa prestadora de serviços. Isso é inadmissível”. O presidente analisou que com a reforma trabalhista muitas pessoas passaram a ser contratadas para prestarem serviços e precisam abrir uma empresa para isso, mas elas sofrem com a demora por parte da prefeitura. Por fim, ele lamentou que apesar de Bebedouro ser a terceira…
A Copinha – 49ª Copa São Paulo de Futebol de Juniores – teve em Bebedouro uma de suas sedes e foi realizada no mês de janeiro. O evento recebeu elogios do vereador Fernando Piffer (PSDB). De acordo com o tucano, foi unânime a repercussão positiva que a cidade, o povo e a diretoria causaram nos times que aqui estavam. Inclusive, foi assunto dos comentaristas da SPORTV no programa Pré-jogo. “A torcida ganhou nas arquibancadas e destaco aqui a torcida Sangue do Lobo que fez a diferença, acreditando, cantando, batucando e…
No seu primeiro discurso, a vereadora Mariangela Mussolini (MDB) disse que sua luta com os animais vai continuar. “Enquanto Bebedouro tiver problemas pontuais, com animais de rua, abandono, maus tratos e quaisquer outros incidentes. Enquanto a população me procurar pedindo vários tipos de ajuda e socorro, é pelos animais que vou continuar lutando, afinal essa é minha bandeira”. A protetora de animais lembrou que além dos cães e gatos, a situação dos cavalos é muito preocupante, visto que eles podem tanto sofrerem como provocarem acidentes. Ela ainda disse que o…
Diante do estudo que está sendo realizado com o SAAEB e a falta de informação e boatos que assolam os funcionários da autarquia, o vereador Paulo Bola (MDB) propôs realizar uma audiência pública para ouvir funcionários, ex-prefeitos e ex-diretores do órgão público. A decisão de marcar uma audiência pública para discutir o tema veio em um momento em que as discussões sobre o futuro da autarquia voltaram à tona. Na primeira sessão do ano, os funcionários do SAAEB lotaram o plenário da casa legislativa. No mesmo dia, uma comissão de…
Nasser (Rede) lamentou que as melhorias que foram prometidas aos pais na escola inaugurada em Botafogo não foram efetuadas pelo Secretário de Educação conforme combinado em reunião com os pais e vereador. Na época, houve resistência por parte de alguns pais que temiam a segurança das crianças com a unificação das duas escolas. Depois de algumas reuniões, houve votação e maioria decidiu pela unificação das escolas. O secretário entregou um cronograma de obras para melhor adequar o espaço a fim de receber as crianças. Nasser, que é engenheiro, disse que…
O vereador Juliano Cesar (PSD) usou a tribuna da Câmara para falar do recurso de R$ 155,00 mil que foi liberado pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB) para o município de Bebedouro. Juliano esteve com o prefeito Fernando Galvão (DEM) em São Paulo para assinatura da liberação da verba. O valor, de acordo com o vereador, será utilizado para infraestrutura da cidade e o departamento de Obras já está mapeando a área em que o recurso será aplicado. A previsão é que no mês de abril a verba já seja…
Grande entusiasta dos artesãos, o vereador Rogério Mazzoneto anunciou mais uma feira de artesanato na cidade para o próximo domingo (11).  O evento será realizado defronte à praça do museu, das 9h às 17h. As feiras têm acontecido sempre no segundo domingo de cada mês e atraem cada vez mais público e oferecem novos produtos às pessoas. Antes de cada evento, são realizadas reuniões com o objetivo de aperfeiçoar a realização das feiras. “Temos visto novos rumos cada vez mais sólidos e uma nova opção para os moradores e para…
Encerra nessa sexta-feira (9) o prazo para que sejam indicadas as mulheres que receberão o Diploma de Reconhecimento Público por se destacarem em trabalhos sociais e na luta pelos seus direitos e pelos direitos de toda a sociedade. É preciso que a mulher que seja indicada resida em Bebedouro e que tenha destaque na luta pelos direitos e na busca de um mundo melhor e de forma voluntária. A indicação pode ser realizada por segmentos organizados da sociedade. A indicação deve ser protocolada na Câmara e deve conter o nome…
Terminado o recesso legislativo, acontece na próxima segunda-feira (5) a primeira sessão ordinária do ano. Apesar de não haver nenhum projeto na ordem do dia, há quatro requerimentos para serem discutidos e votados. Um dos requerimentos é de autoria do vereador Paulo Bola (MDB) e pede informações sobre o número de terrenos que a prefeitura concedeu ou licitou para instalação e ampliação de empresas desde o ano de 2013. Em autoria conjunta, os vereadores Jorge Cardoso (PSD), Juliano Cesar (PSD), Rogério Mazzonetto (PDT) e Sebastiana Tavares (DEM) protocolaram três requerimentos.…
Em pregão realizado na última quarta-feira (31), a Rádio Iguatemi foi a emissora vencedora da licitação e passará a transmitir as sessões do legislativo para o ano de 2018. Dessa vez, o pregão foi disputado pela Iguatemi e Rádio Nova. O preço é de R$ 632,00 por hora de transmissão. Em 2017, a Câmara pagou R$625,00. Em comparação ao ano anterior, o reajuste ficou próximo de 1%. Além de transmitir as sessões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas e solenidades pela Rádio Iguatemi (94,7 KHz), o legislativo também transmite as atividades do…
O Câmara aprovou a abertura de crédito no valor de R$ 450 mil para compra de um caminhão coletor e uma ambulância básica. No ano anterior, foi votado a autorização para realizar empréstimo para aquisição desses veículos com a Desenvolve São Paulo. A escolha do caminhão coletor foi motivada pelo fato da frota dos veículos destinados à limpeza ser antiga, além do município recolher o lixo e segunda a sábado. Já a ambulância desafogará a demanda dos pacientes que necessitam do transporte para outras localidades. Os vereadores Nasser (Rede) e…
Os vereadores, em sessão extraordinária, aprovaram o reajuste de 2,95% ao funcionalismo público. A revisão salarial é extensiva aos servidores da Câmara Municipal, Prefeitura e suas autarquias assim como ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. O valor seguiu o a variação do IPCA – índice de Preços ao Consumidor Amplo -  que é o mesmo utilizado pelo governo federal para cálculo da inflação. A revisão salarial anual é obrigatória e um direito constitucional. Os vereadores Paulo Bola (MDB) e Nasser (Rede) criticaram o fato do prefeito não conceder aumento real…
A Câmara realiza nessa quinta-feira (25), às 9h, sessão extra para votar quatro projetos.  Dos quatro, três são referentes ao reajuste de 2,95% ao funcionalismo público dos poderes legislativo e executivo, além do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. O índice seguiu a variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo -  que é o mesmo utilizado pelo governo federal para cálculo da inflação. Ainda na mesma sessão será votada a abertura de crédito no valor de R$ 450 mil para compra de um caminhão coletor e uma ambulância…
O poder legislativo recebe até o dia 9 de fevereirio as inscrições para o Diploma de Reconhecimento Público às mulheres que que se destacaram em trabalhos sociais e na luta pelos seus direitos e pelos direitos de toda a sociedade. Para ser indicada, a mulher precisa residir em Bebedouro e se destacar na luta pelos direitos e na busca de um mundo melhor e de forma voluntária. A indicação deve ser realizada por segmentos organizados da sociedade. Ao protocolar o nome na Câmara é preciso que seja anexada a história…